Programa UEMA Extensão trata do projeto “A formação de habilidades experimentais para professores de Ciências: matemática e física do município de Lagoa Grande do Maranhão”

Por em 10 de fevereiro de 2021

BANNER-UEMA-EXTENSÃONesta edição, o Programa UEMA Extensão apresenta o projeto “A formação de habilidades experimentais para professores de Ciências: matemática e física do município de Lagoa Grande do Maranhão”. O objetivo foi elaborar um Modelo Sistêmico que desenvolvesse habilidades experimentais para professores de Ciências: matemática e física do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano, do município de Lagoa Grande do Maranhão, estabelecendo roteiros interdisciplinares e incentivando o interesse de pesquisas.

De acordo com o professor orientador, Ubiraci Silva Nascimento “o projeto se desenvolve de forma sistêmica, através de atividades propostas, que proporcionam a descoberta, aproximação e integração, pela natureza da matemática e física. O aluno se vê como sujeito do seu próprio conhecimento, apropria-se dele mediante a vinculação que realiza entre o saber teórico e prático ofertado pela cultura humana que o relaciona com o agir de sua própria existência. Dessa forma, acreditamos que estamos contribuindo com o aumento dos indicadores do IDH, não só no aspecto educacional, mas proporcionando melhoria na saúde e renda do município de Lagoa Grande do Maranhão”.

O projeto foi apoiado pelo Edital do Programa Institucional Mais Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), ação articulada com o Programa Mais IDH do Governo Estadual.

Confira AQUI a entrevista com o professor orientador Ubiraci Silva Nascimento e o bolsista Danilo Veras.

Por: Karla Almeida