UEMA lança Portal ALUMNI UEMA: conectando egressos

Por em 18 de fevereiro de 2021

egressos-uema-finalA Universidade Estadual do Maranhão lança dia 22 de fevereiro, às 16h, o Portal ALUMNI UEMA, que objetiva fazer o mapeamento e acompanhamento dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da UEMA, conceber uma plataforma de comunicação e geração de dados, de criação de oportunidades e de políticas institucionais que contribuem para inserção no mercado de trabalho e para a formação continuada dos egressos, além de produzir estatísticas que auxiliem nos indicadores de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação da UEMA.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), por meio da Coordenação de Atividades Extracurriculares (CAEX), juntamente com o suporte tecnológico da Coordenação de Tecnologias da Informação (CTIC), da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), e contou com a participação de demais gestores das Pró-Reitorias de Graduação (PROG), de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), da UEMAnet, do Programa Ensinar, entre outras instâncias.

A plataforma é composta de uma área de egressos, cujo acesso se dá pelo cadastramento do usuário. As informações fornecidas esclarecem aspectos referente ao campus da UEMA onde foi concluído o curso de graduação ou pós-graduação, onde o egresso se encontra atualmente e quais atividades estão exercendo. O ambiente dispõe ainda de área de depoimentos, de oportunidades de mercado de trabalho, de políticas institucionais de egressos, de galeria, entre outras opções.

As informações prestadas pelos usuários serão visualizadas através de gráficos e de APIs de geolocalização do Google, e permitirão ao usuário acessar sua área particular no portal. Nessa área, serão disponibilizados cadastros adicionais em que o usuário poderá fornecer dados complementares sobre a trajetória de sua vida acadêmica.

A palavra alumni

É plural de alumnus, vocábulo de origem latina que designa discente que finalizou um curso de graduação em uma IES. No caso da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), esse termo se refere aos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação.