Aluno do Campus Pedreiras é exemplo de persistência e dedicação pela Matemática

Por em 17 de março de 2021

IMG-20210316-WA0065
A Universidade para muitos é o início de um sonho, um local de descobertas e principalmente a chave  para que muitas portas se abram .
Parafraseando Paulo Freire se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. E a UEMA tem sido cenário de muitas histórias de dedicação, persistência e esforço de alunos e docentes.
Recém formado no Curso de Matemática e aprovado para o mestrado profissional em Matemática em rede -PROFMAT UEMA 2021, o aluno Paulo Loureço  de 23 anos é um exemplo disso.
“Quando começei o curso, eu praticamente era meio zerado em matemática, não tive uma base muito boa, eu era muito fraquinho em termos de conhecimento na área. Apesar da dificuldade o curso de matemática dentre todas as opções, foi a que eu mais me identifiquei.
A matemática é um curso apaixonante, é muito bonito quando se aprende o porque das coisas, os mecanismos por trás de alguns conceitos e demonstrações,”afirma Paulo.
Para frequentar as aulas, o aluno viajava todos os dias 52 km de Lago dos Rodrigues até o Campus em Pedreiras ” no início até pensei em desistir, pois eu trabalhava de servente de pedreiro durante o dia e  chegava muito cansado para assistir as aulas,eu saía todos os dias 05h20 de casa.”
Pagar o deslocamento até lá também era  caro, ainda mais sem salário fixo, muitas vezes perdia aula por conta disso. Essa dificuldade acabou também afetando seu rendimento em algumas disciplinas.
“Diante das dificuldades pensei até em desistir no início, mas com decorrer do curso, posso dizer que me apaixonei pela matemática, o grupo de professores que me ensinaram são excelentes, bem atenciosos e motivadores. Sempre chegava meia noite em casa, e quando chegava ainda estudava, muitas vezes a noite toda.”
Toda essa dedicação teve resultado a partir do segundo período, onde as notas mudaram completamente e começaram a ser as melhores.
 “Tentei explorar cada disciplina com a maior dedicação possível. Fui o tipo de aluno que sempre resolvia muitas questões, sempre que podia e as que não conseguia, pedia dicas aos professores. Não foi fácil, mas o  apoio da minha família durante o curso até a aprovação no mestrado foi essencial”
 Para a diretora do Campus Pedreiras, Carmem Lúcia de Morais Costa, a aprovação do egresso  no PROFMAT da UEMA, proporciona alegria e motivação para os  outros alunos do Campus Pedreiras.
 “Apesar de ser um ano atípico, tivemos a  certeza que estamos no caminho certo, pois a conquista do aluno mostra que mesmo com todas as adversidades estamos avançando. Parabéns ao Paulo, que mesmo morando distante não desistiu do sonho da graduação e fez disso um trampolim para a sua vitória!
Também agradecemos aos professores que se dedicaram e contribuíram muito para essa conquista. Orgulho de ser UEMA e Orgulho do nosso Campus”, conclui a diretora.
Para  Paulo Loureço, o mestrado é mais uma conquista importante em sua carreira acadêmica e vislumbra para o futuro seguir com o Doutorado  na área.
Por Priscila Abreu