Alunos de Enfermagem do Campus Grajaú produzem cartilhas sobre a saúde do idoso

Por em 22 de março de 2021

Alunos do 8o período do curso de Enfermagem do Campus Grajaú da Universidade Estadual do Maranhão produzem cartilhas sobre a saúde do idoso. A iniciativa surgiu da disciplina Saúde do Adulto e do Idoso.

Os temas escolhidos foram: Prevenção e cuidados com o pé diabético; Sexualidade na terceira idade; Qualidade da alimentação a terceira idade; A importância do exercício físico para um envelhecimento ativo e saudável; Guia de investigação da saúde do idoso; Ambiente domiciliar: contribuição para a prevenção de quedas em idosos.

guias

De acordo com o Prof. Eliel dos Santos, “o intuito foi fazer com que o aluno conhecesse mais profundamente a assistência de enfermagem relacionado a saúde do idoso. Então, implicou em temas bastante abrangentes e relacionados ao cuidado com esse público, seguindo os protocolos da política nacional de saúde”.

Para a acadêmica Iranir Vitória, a construção da cartilha foi essencial e pertinente. “Pudemos observar as variáveis temáticas que envolvem a saúde do idoso e se faz imprescindível a abordagem em formato didático, dinâmico dos fatores influenciáveis que acometem a saúde dessa faixa etária. A cartilha ampliou a minha visibilidade no quesito de sempre, que se trata em relação ao envelhecimento, ao idoso, tem que se fazer uma abordagem, orientação holística, dinâmica, a fim de que a mensagem se faça clara e que intervenha na melhor qualidade de conhecimento e de vida desse indivíduo”, destacou ela.

Acesse aqui as cartilhas:

CARTILHA

Cartilha da Saúde do Idoso

CARTILHA PREVENÇÃO DE QUEDAS DE IDOSOS.

Cartilha Educativa Saúde do Adulto e do Idoso – Pé diabético (1)

Sexualidade na Terceira Idade (1)

QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO NA TERCEIRA IDADE ..

Por: Paula Lima