Chamada Pública para mobilização dos Diretores de Campus, de Cursos e Chefes de Departamento para o preenchimento do questionário sobre o Novo Ensino Médio


Por em 23 de março de 2021



A Universidade Estadual do Maranhão, por meio de seus representantes no Comitê Estadual de Implementação do Novo Ensino Médio do Estado do Maranhão, a Professora Mary Joice Paranaguá Rios Rodrigues e o Professor Washington Luís Rocha Coelho, convoca a todos os Diretores Campus, de Cursos e Chefes de Departamento, compromissados com a educação maranhense, para o preenchimento do questionário referente ao formato do Novo Ensino Médio no Estado do Maranhão.

As reuniões do Conselho Estadual do Maranhão, para tratar da construção do documento estadual que versará sobre o novo formato do Ensino Médio, estão ocorrendo mensalmente , e, para tanto é necessário que os professores representantes da UEMA e Diretores de Campus que têm Cursos de Licenciaturas apresentem informações para a 1ª Consulta Pública do Novo Ensino Médio.

Lembrando que a Lei Nº 13.415 16/02/2017 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N º 9.394/96 e a Resolução Nº 3, de 21 de novembro de 2018, que atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Dessa forma, apresenta-se agora em possibilidades de oferta, além das quatro Áreas de Conhecimento: Linguagem e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, articuladas à Formação Geral, à Formação Profissional, como ampliação de percurso formativo aos diferentes sujeitos do Ensino Médio, denominado de 5º Itinerário Formativo.

Diante do supracitado, há a necessidade de cada Estado apresentar um currículo que atenda a essas prerrogativas legais. Assim, apresenta-se o Documento Curricular para o Território Maranhense – Ensino Médio (Vol. II), que se estrutura da seguinte forma: parte I (Textos Introdutórios) e parte II (do capítulo 3 até o capítulo 7); possíveis de acesso nos link’s a seguir:

Link 1 ( clique aqui )

Link 2 ( clique aqui )

ATENÇÃO! O período para a 1º Consulta Pública dos Textos Introdutórios e Formação Geral Básica – FGB, do documento Curricular do Novo Ensino Médio está aberta até o dia 02/04/2021, no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeV5HGbhgwR4jR9RYpAAv_2BST89GmA4M857nK59lri-RHR-A/viewform. Assim, é importante a participação efetiva de todos os colaboradores da docência, tendo em vista, que após essa data as informações serão recolhidas para a reescrita do documento e dar-se-á o encerramento de acesso à plataforma.

Reunião

CEE

Nessa segunda, 22, o reitor da UEMA, Gustavo Pereira Costa, participou de reunião remota com representantes do Conselho Estadual de Educação do Maranhão, para debater o Novo Ensino Médio. A reunião teve como objetivo informar a gestão superior da Instituição e os diretores de Centros de Ensino sobre a articulação do CEE na implementação do novo ensino médio no Estado.

Para mais informações acesse: www.educacao.ma.gov.br.

Postagem: Walline Alves



Últimas Postagens