Programa em Biodiversidade, Ambiente e Saúde do Campus Caxias realiza Aula inaugural virtual

Por em 3 de março de 2021

primeira-aula-ppgbas-jpeg (1)

No dia 1º de março, foi realizada a aula inaugural on-line para a 8ª turma do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde (PPGBAS), do Campus Caxias. A aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Marco Aurélio Ribeiro de Melo, da Universidade de São Paulo (USP) e teve como tema “Jornada do Cientista”. Além dos acadêmicos, professores que integram o Programa também participaram.  O PPGBAS é coordenado pela Profa. Dra. Valéria Cristina Soares Pinheiro. O vice coordenador é o professor Flávio Ubaid.

Para o professor Marco Aurélio, o histórico da espécie humana é formado por cinco culturas: esporte, arte, religião, filosofia e ciência. “Esses cinco elementos ultrapassam limites de épocas e países. Dessa maneira, a ciência, bela e poderosa, é uma cultura humana e seu foco é colocar frente a frente a racionalidade e a realidade. A ciência exige treinamento”, disse.

Os alunos questionaram o professor sobre o que, durante a jornada dele, contribuiu para a escolha da área de pesquisa em que atua.  Outro ponto foi como pode ser adquirida a maturidade científica. Sobre o acesso à ciência, foi dito que a sua popularização é a chave para a formação e o crescimento de uma sociedade consciente.

A professora Valéria Cristina falou sobre o começo das ações do Programa: “O início do período letivo da 8ª turma do Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde, com essa aula inaugural, é importante porque mostra a continuidade das atividades de pesquisa, mesmo no período da pandemia. Foi realizado todo o processo de seleção e agora serão iniciadas as atividades com as disciplinas e o início dos trabalhos de pesquisa dos mestrandos e seus orientadores, sem grandes atrasos, o que é fundamental para a qualificação desses estudantes”, explicou.

Para a coordenadora, a aula inaugural mostrou os desafios de se optar pela carreira científica no Brasil, onde já é difícil, ainda, finalizar um curso superior, com tantas desigualdades sociais. “Mas devemos incentivar os recém estudantes de mestrado. Mostrar que o caminho para se tornar um pesquisador ou cientista tem alegrias, prazeres e possibilidades de contribuir com novos conhecimentos para a humanidade”, concluiu.

O PPGBAS é um curso interdisciplinar que tem a duração de 24 meses. Dele participam graduados em Biologia, Farmácia, Nutrição, Medicina, Enfermagem e Veterinária. Para a seleção do Mestrado do ano 2020.2, com entrada em 2020.1, houve um total de 70 inscritos, com 20 aprovados. Toda a seleção foi feita de forma remota, devido à pandemia. Os alunos são de várias localidades como: Mogi das Cruzes (SP); São Luís (MA); Cocal (PI); São José de Ribamar (MA); Parnaíba (PI); Nossa Senhora de Nazaré (PI); Juazeiro do Norte (CE); Teresina (PI); Picos (PI). 12 deles   residem em Caxias (MA). aula inaugural ppgbas jpeg