Programa Uema Extensão discute o projeto “Ambientes saudáveis na Universidade e práticas sustentáveis para a comunidade”

Por em 4 de março de 2021

231d9d63-78ce-46fc-9de7-2f1e99d3baf8Nesta edição, o Programa Uema Extensão traz o projeto “Ambientes saudáveis na Universidade e práticas sustentáveis para a comunidade”. A ideia é informar sobre o consumo consciente de materiais extraídos da natureza e/ou que podem prejudicá-la. Além de conscientizar, incentivar, demonstrar que um ambiente de trabalho, independentemente, de ser dentro de um escritório ou de uma universidade pode ser sim sustentável. Foram alvos do projeto, os prédios do UEMAnet, NTI, ASCOM, APRUEMA e Biblioteca.

Todas os prédios que dispõem de impressoras receberam as caixas da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) e foram instruídos sobre o que deveriam descartar nas caixas. Em todos os setores, foram realizadas conversas formais e informais sobre os projetos Nosso Papel e Adote uma caneca. Foram realizadas adesivagens de conscientização sobre o uso dos recursos elétricos e naturais. Além disso, foi realizado um concurso de fotografia que recebeu vários participantes de dentro e fora da cidade de São Luís. Os ganhadores foram das cidades de PIO XII, São Luís e Bacabeira. Todas as fotografias dos concorrentes foram divulgadas na página com a devida autorização dos mesmos.

Os resultados obtidos, foram essenciais para realizar a avaliação ambiental de cada prédio, com o intuito de produzir mudanças necessárias para evitar prejuízos à natureza. Com a realização do questionário, foi possível detectar os desperdícios mais frequentes de cada prédio. Os consumos exagerados  de água e energia são os mais frequentes, em seguida vem o de bens públicos. Os  maiores problemas encontrados foram o desperdício de água nos banheiros e jardins.

Devido a pandemia, as atividades do projeto que eram realizadas na Universidade, passaram a ser realizadas pela internet, através das mídias sociais, de modo diferente, mas com a mesma finalidade de despertar a consciência de todo e qualquer cidadão dentro e fora da Universidade. Os trabalhos remotos foram realizados através das redes sociais, a principal delas foi o Instagram, onde foi criada uma página denominada Somos_eco. Com objetivo de divulgar banners educativos e incentivadores, realizados por duas bolsistas da AGA, com autorização e supervisão dos orientadores e coordenadores da Aga.

cc666031-c021-4127-b9ce-ef5a756b171a

Os trabalhos presenciais realizados até a primeira quinzena de março de 2020. As atividades realizadas de forma remota foram bem vistas e tiveram várias engajamentos e foi bem aceita pela comunidade. A divulgação de imagens, de banners digitais e a interação com o público através de perguntas e enquetes, foram cruciais para darmos continuidade ao projeto.

Os resultados alcançados foram além do imaginado. As atividades remotas obtiveram resultados positivos e que tomaram uma proporção de grande escala, pessoas de outras cidades e estados foram alcançados e levaram para outras dimensões os nossos trabalhos na página no instagram da Somos Eco.

Assista AQUI.

Por Paula Lima