UEMA adere à Agenda 2030 da ONU com a instituição do biênio 2021/2022 para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por em 16 de março de 2021

WhatsApp Image 2021-03-16 at 14.28.44
Até 2030, é objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) que medidas transformadoras garantam a prosperidade, o fortalecimento da paz universal com mais liberdade, a promoção de uma vida digna para todos e um ambiente mais sustentável. Para isso, foi elaborado um plano com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desdobrados em 169 metas.
A Universidade Estadual do Maranhão, ao considerar os impactos que gera em sua missão de formação, investigação e participação na sociedade, adere aos ODS, de acordo com a RESOLUÇÃO N° 1047-CONSUN – UEMA ODS, de 10 de fevereiro de 2021.
“A adesão à Agenda 2030 representa uma reafirmação e um reposicionamento institucional em relação a ações de responsabilidade socioeconômica e ambiental”, explicou a Profa. Ariadne Enes Rocha, da Assessoria para o Desenvolvimento Sustentável da UEMA.
A partir dessa premissa, diversas ações realizadas pela instituição passarão a estar vinculadas aos 17 ODS.
A educação, a extensão e a pesquisa se espelham explicitamente em vários dos ODS, naqueles em que as universidades têm um papel direto. Porém, a contribuição das universidades com os ODS é mais ampla, já que podem apoiar tanto a implementação de cada um dos ODS como a da própria estrutura dos ODS. Algumas destas áreas principais de contribuição são: Aprendizado e Ensino; Pesquisa; Governança, Cultura e Atividades da Universidade; liderança social.

Saiba mais

A Agenda 2030 é um plano de ação assinado em setembro de 2015 pelos representantes de 193 Estados-Membro da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Na oportunidade, os países se comprometeram a tomar medidas transformadoras para garantir a prosperidade e o fortalecimento da paz universal com mais liberdade.
Confira o documento em português da Agenda 2030 intitulada “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” acessando aqui.
Por Paula Lima