UEMA E DPE/MA lançam curso na Plataforma Eskada sobre a Atuação em Rede no Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Por em 10 de março de 2021

re (1)
A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), em parceria com Defensoria Pública do Maranhão, promoveu, nesta quarta (10/03), live de lançamento do novo curso da plataforma Eskada: “Atuação em Rede no Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”. Participaram do momento, o reitor da UEMA, Prof. Gustavo Costa, a coordenadora do UEMAnet, Profa. Ilka Serra, o defensor-geral Alberto Bastos e o defensor público Davi Veras, titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA).O curso oferece conhecimentos específicos sobre o assunto à comunidade em geral e aos profissionais que atuam na área, apresentando medidas protetivas, assim como mecanismos disponíveis por toda a rede de proteção para o enfrentamento da problemática.O curso é fruto da parceria entre a universidade e a Defensoria Pública do Maranhão e faz parte da iniciativa de enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescente, desenvolvida pela DPE/MA desde 2019. Ofertada pela plataforma de cursos abertos da UEMA, a capacitação é on-line, gratuita e com certificação. O curso trata sobre a identificação das diferentes situações de violência contra crianças e adolescentes, conhecer os documentos legais de proteção e o sistema de prevenção, intervenção e enfrentamento deste tipo de violência, entre muitos outros temas.

“Com este novo curso, ofertado pela plataforma ESKADA, esperamos contribuir para o enfrentamento das situações de violência contra crianças e adolescentes, por meio de informações relevantes e conteúdos específicos na área. A iniciativa é imprescindível, considerando o agravamento dos ciclos de silêncio e desinformação sobre esta problemática. Hoje, a plataforma de cursos abertos da UEMA, conta com mais de 500 mil inscritos no Brasil e em outros 73 países, o que demonstra a força e o alcance dos nossos cursos. A capacitação é aberta à comunidade em geral e tem o potencial de informar e orientar sobre questões fundamentais”, explicou a Coordenadora do UEMAnet, Profa. Ilka Serra.

De acordo com o reitor Gustavo Costa, “a UEMA sente-se convocada pela sociedade para participar do enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. Temos todos que assegurar-lhes a condição de sujeitos de direitos e portadores de cidadania. A UEMA reitera o compromisso com essa causa urgente e prioritária. Colocaremos toda experiência institucional em promover educação de forma aberta e inclusiva, de amplo alcance, à serviço da Defensoria Pública do Maranhão. Essa parceria nos permite colocar à disposição de uma iniciativa tão relevante, todo o conhecimento técnico e científico que temos no uso de tecnologias para educação. É muita honra para nós fazermos parte de um esforço dessa magnitude”.
Para o defensor-geral Alberto Bastos, a Defensoria cumpre com o seu papel de agente de transformação social ao firmar parceria com instituição de ensino renomada, potencializando a política de educação em direitos executada por sua gestão. “Portanto, só temos a agradecer aos professores Gustavo e Ilka, pela sensibilidade e pelo compromisso com as causas sociais, ao embarcar conosco nesse grandioso projeto coordenado, com dedicação e empenho, pelo nosso NDCA”, assinalou, acrescentando a intenção de ampliar a parceria para atender outras áreas de atuação.
Assista ao lançamento em: https://www.youtube.com/watch?v=wS1vfqTyYUk
ka