UEMA e Universidade de Coimbra realizam Seminário on-line sobre educação mediada por tecnologias nos modelos presencial, digital e híbrido

Por em 23 de março de 2021

WhatsApp Image 2021-03-22 at 14.53.41

As instituições organizam conjuntamente o II Seminário Pontes Entre o Presencial e o Digital. Inscrições gratuitas até 05 de abril.

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do seminário Pontes Entre o Presencial e o Digital, organizado conjuntamente pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), e pela Universidade de Coimbra. A iniciativa reúne professores e pesquisadores do Brasil e de Portugal em sessões temáticas que discutem a educação mediada por tecnologias nos modelos presencial, digital e híbrido. O seminário acontece nos dias 16, 23 e 30 de abril e as inscrições podem ser realizadas pela plataforma eventos.uemanet.uema.br.

“No contexto atual, é importante que possamos discutir a educação mediada por tecnologias, considerando as possibilidades que ela permite neste momento e também pelas oportunidades que ela apresenta para o futuro”, comentou a professora Ilka Serra, coordenadora do UEMAnet e uma das organizadoras do seminário. “O evento reforça o papel da universidade no sentido de pensar e analisar os recursos para o enfrentamento dos impactos da pandemia, através da troca de ideias e experiências no âmbito nacional e internacional. Esta é uma ótima oportunidade para quem quer participar desta discussão”, completou.

Para a professora Sara Trindade, da Universidade de Coimbra e também responsável pela organização do evento, o debate sobre a questão é cada vez mais necessário.  “O momento que o mundo inteiro vem atravessando contribuiu para demonstrar, no campo da educação, que o digital pode contribuir bastante para o desenvolvimento de uma educação completa”, disse a professora. “Muitos docentes, sem qualquer preparação ou formação na área, se veem agora frente a uma necessidade de converter todas as suas práticas para um modelo digital. O seminário busca apresentar uma discussão e formação para todos na perspectiva de uma Educação qualificada para o digital”, explicou.

A segunda edição do seminário contará com sessões temáticas sobre “Jogos Digitais e Ambientes Imersivos”, com os professores Romero Tori (USP) e Ana Amelia (Universidade de Coimbra); “eLearning e bLearning”, com os professores Luciano Sather (Universidade Metodista) e Neuza Pedro (Universidade de Lisboa); e “Competências Digitais Docentes”, com os professores Lúcia Dellagnelo (CIEB) e José Luís Ramos (Universidade de Évora). Cada sessão contará com apresentação dos professores convidados, seguida de rodada de perguntas e interações com os demais participantes. O seminário é 100% on-line, com certificação e inscrições gratuitas até 05 de abril.

Por Laryssa Neves/UEMAnet