IES brasileiras e internacionais realizam Seminário de Diversidades Linguísticas e Culturais

Por em 27 de abril de 2021

WhatsApp Image 2021-04-21 at 12.41.17

Pesquisadores da UEMA Campus Pedreiras e Bacabal e de diversas instituições debateram sobre a diversidade linguística e cultural em comunidades tradicionais (rurais, quilombolas e indígenas)

O I Seminário Internacional de Diversidades Linguísticas e Culturais em Narrativas Orais e Escritas de Comunidades Tradicionais do Brasil, Argentina, Peru e Moçambique, foi realizado, na modalidade online, nos dias 19, 20 e 21 de Abril.

O evento faz parte de um projeto em andamento para promoção da cooperação entre instituições brasileiras (Campus de Pedreiras da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, Campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Universidade Federal do Pará-UFPA e Universidade de São Paulo-USP, Argentinas (Universidade de La Plata, e Universidade Pedagógica Nacional), Peruanas (Universidade Nacional de Tumbes e Pontifícia Universidiade Católica do Perú), Moçambicanas (Universidade Pedagógica Nacional, Universidade de Rovuma, e Universidade de Save), e a Universidade de Varsóvia na Polônia.

No Seminário, foram apresentados trabalhos sobre língua, cultura e desenvolvimento social em comunidades quilombolas, rurais e indígenas dos países envolvidos. “As parcerias entre as universidades estão se consolidando, agora já estamos por exemplo institucionalizando a cooperação entre a UEMA e a Universidade de Rovuma, algo que fortalecerá nossas atividades junto ao projeto de diversidade linguística e cultural, mas que também vai contribuir muito com nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão”, disse o professor da UEMA, José Antônio Vieira

O evento contribui muito para o fortalecimento da rede de pesquisadores que no próximo mês participarão de um evento sobre educação em contexto rural. O grupo de pesquisadores se reúne mensalmente para discutirem as ações do projeto, planejar ações e fomentar atividades como a participação em projetos, eventos, cursos, e o intercâmbio de professores e alunos.

Por: Walline Alves