UEMA nomeia membros das Comissões Temáticas para Elaboração dos Eixos do PDI 2021-2025

Por em 5 de abril de 2021

PDI - COMISSÕES

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Gabinete da Reitoria, nomeou no último dia 22 os membros que compõem as Comissões Temáticas do Plano de Desenvolvimento Institucional. As oito Comissões já iniciaram os trabalhos para Elaboração de cada um dos 10 Eixos que integram o PDI, cumprindo, semanalmente, uma agenda extensa de reuniões entre os membros, com a Comissão Executiva – que coordena e auxilia a construção – e também com os professores representantes dos Centros de Estudos Superiores e das demais Unidades Administrativas.

Cada uma das Comissões Temáticas é composta por, em média, 12 membros, entre os quais atuam na Administração da Universidade, sendo pelo menos um deles representante dos Centros de Estudos Superiores, distribuídos entre a Capital e o Continente do Estado. As equipes de trabalho possuem uma agenda fixa de reuniões para alinhamento e construção do seu Eixo, datadas desde o início do mês de março. Em decorrência das medidas sanitárias para controle da pandemia da Covid-19, os encontros deste ciclo do PDI são realizados virtualmente pela Plataforma Institucional da Uema, Microsoft Teams.

Os presidentes das Comissões têm a prerrogativa de compor a comissão que presidem, o que coube a eles selecionar pessoas que atendam ao perfil técnico alinhado ao conteúdo de cada temática, sendo eles: Projeto Pedagógico Institucional, presidida pela Pró-Reitora de Graduação, Prof.ª Fabíola Santana; Plano de Oferta de Curso, presidido pelo Prof. José Sampaio; Política de Atendimento ao Discente, presidida pela Prof.ª Marília Albuquerque (PROEXAE); Organização Administrativa, presidida pelo Vice-Reitor da Uema, Prof. Walter Canalles; Corpo Docente e Técnico-Administrativo, presidida por Nubia Bezerra (PROGEP); Infraestrutura e Instalação, presidida pela Pró-Reitora de Infraestrutura, Prof.ª Fabíola Hesketh; Capacidade e Sustentabilidade Financeira, presidida por Paulo Ronchi (DIOF-PROPLAD); e Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional, presidida pelo Prof. Francisco Nobrega (CPA).

As principais incumbências das Comissões Temáticas são coordenar e orientar os trabalhos de construção e discussão do seu eixo temático, instruídos pelo Manual de Orientações elaborado pela Comissão Executiva, pautados nos documentos norteadores do modelo de elaboração do PDI proposto, da metodologia e da legislação vigente. Para isso, são necessárias sugestões e alinhamento constante com todas as Pró-Reitorias e os Centros.

Além disso, devem elaborar e divulgar amplamente, quando necessário, o cronograma de atividades participativas junto à Comunidade Acadêmica; onde, para isso, devem criar estratégias que garantam a participação da Comunidade em todas as instâncias do processo e, ao final, analisar e consolidar as propostas apresentadas por ela.

As Portarias que nomeiam os membros de cada uma das Comissões, assim como as pautas das reuniões realizadas por elas, estão no Site Oficial do PDI, www.pdi.uema.br.

Saiba mais em https://www.pdi.uema.br/