O Curso de Pós Graduação em Ensino de Língua Portuguesa – Campus Caxias promoverá palestra que incentiva a formação de leitores

Por em 27 de abril de 2021

IMG-20210426-WA0065

Acontecerá nesta quarta-feira, 28 de abril, às 19h, de modo virtual, no Campus Caxias da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a palestra intitulada “Entre o ontem, o hoje e o sempre: a relevância da leitura” ministrada pela Profa. Dra. Maria Teresa Gonçalves Pereira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), titular do Departamento de Letras e líder do grupo de pesquisa “Descrição e Ensino de Língua: pressupostos e práticas”.

A iniciativa surgiu a partir da disciplina “Leitura e escrita: teoria e prática”, do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa do Curso de Letras – Campus Caxias ministrada pela Profa. Dra. Marinalva Aguiar Teixeira Rocha. A palestra objetiva fomentar relevantes discussões acerca do processo de formação de leitores, conteúdo esse que vem sendo discutido, ao longo do curso, por meio de seminários e debates.

Para a palestrante Maria Teresa “a leitura é a iniciadora cujas chaves mágicas nos abrem no fundo de nós mesmos o portal das moradas onde não saberíamos penetrar sozinhos. Assim, perpassa nossa trajetória de vida: há exigência, complexidade, desafio, decepções, alegrias, precariedade e surpresas, marchas e contramarchas, no convívio conosco e com nossos semelhantes. Sem sombra de dúvidas, a leitura me ajudou a ser como sou, com todos os meus encontros e desencontros, vazios e plenitudes”, disse.

Segundo professora Marinalva Aguiar, que será a mediadora, “a opção pelo tema da palestra foi motivada pelo desejo de trazer para a turma discussões que instiguem os alunos a pensarem suas práticas, enquanto professores atuantes nos ensinos fundamental e médio”, acredita.

“Dessa forma, é interessante abrir espaço para que os acadêmicos possam ter contato com professores e pesquisadores de outras instituições, a fim de lhes possibilitar o acesso a novas experiências, o que pode ser promovido por meio dos conhecimentos teóricos e práticos a serem abordados pela palestrante”, enfatizou professora Marinalva.

O link de acesso é: https://meet.google.com/tre-htpn-eow

Por: Emanuel Pereira