UEMA e Universidade de Coimbra realizam Seminário on-line

Por em 20 de abril de 2021

pontes1

A abertura do evento aconteceu na última quarta-feira. Inscrições para as próximas sessões temáticas foram prorrogadas até 23.04.

Em sua segunda edição, o Seminário Pontes Entre o Presencial e o Digital reuniu pesquisadores, professores e estudantes para discutir a educação mediada por tecnologias. A primeira das três sessões temáticas aconteceu na última sexta-feira (16.04) e teve como foco principal “Jogos Digitais e Ambientes Imersivos”. Do encontro, participaram o professor Romero Tori, da Universidade de São Paulo, e a professora Ana Amélia Carvalho, da Universidade de Coimbra. Devido à grande demanda, as inscrições para o evento, que terá sessões em 23 e 30.04, foram reabertas até o dia 23.04 e podem ser realizadas pela plataforma eventos.uemanet.net.

O Seminário Pontes Entre o Presencial e o Digital é organizado em conjunto pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), e a Universidade de Coimbra. A iniciativa promove o conhecimento e o debate, assim como incentiva a internacionalização, a democratização da educação e o desenvolvimento científico da comunidade brasileira e internacional. O seminário reúne professores e pesquisadores do Brasil e de Portugal em sessões temáticas sobre questões de alta relevância no cenário educacional. A mediação é feita pelas professoras Ilka Serra, coordenadora geral do UEMAnet, e Sara Dias-Trindade, pesquisadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Séc XX da Universidade de Coimbra.

“É uma honra para a Universidade de Coimbra fazer parte destas pontes que se estabelecem com o Brasil”, comentou a professora Cristina Albuquerque, vice-reitora da Universidade de Coimbra, durante a abertura do evento. “Este é um momento de enorme valorização para a universidade e sua perspectiva de internacionalização, mas também pela contribuição essencial na troca de conhecimentos e sinergias que nos conduzem a um futuro diferente. O seminário centra-se em desafios que se apresentam às universidades e instituições, na relação com os estudantes, utilizando as tecnologias e o digital para promover um ensino cada vez mais abrangente”, finalizou a professora.

Para o professor Gustavo Costa, reitor da UEMA, o seminário traz mais embasamento para uma discussão que já mobilizava pesquisadores e estudantes ao redor do mundo, mesmo antes da crise sanitária. “Um dos efeitos colaterais da pandemia, no sentido do legado a ser destinado para o futuro, é a consolidação da sociedade de redes, fortemente influenciada pela tecnologia”, comentou o professor. “O que está sendo discutido aqui não é apenas sobre o uso da tecnologia para democratizar a educação ou para fazer conhecimento chegar em determinados grupos, e sim sobre o uso da tecnologia como instrumento maior de qualidade na educação”, completou o reitor.

Por Laryssa Neves/UEMAnet