Governo do Maranhão e UEMA juntos em favor da educação do Estado

Por em 20 de maio de 2021

Vice-Reitor e Governador assinam OS para revitalização do Centro Caixeral

O Vice-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales e o governador do Estado, Flávio Dino realizaram, na tarde de ontem (19), a assinatura da ordem de serviço para revitalização do Centro Caixeral, por meio do programa “Nosso Centro”. Com a reforma, o prédio vai abrigar três cursos da UEMA – Direito, Música e Relações Internacionais.

Participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço os secretários de Estado de Governo (Segov), Diego Galdino e da Cultura (Secma), Anderson Lindoso.

O governador Flávio Dino destacou: “Estamos valorizando o nosso Centro Histórico e, ao mesmo tempo, garantindo investimentos públicos e privados que vão resultar em empregos agora e empregos no futuro, na medida em que esses serviços públicos, essas empresas que estão se instalando no Centro, vão garantir que haja vida no nosso Patrimônio Histórico”.

“O Centro Caixeral, que é um prédio muito importante para o Maranhão, vai ser plenamente recuperado e após essa recuperação, será destinado a Universidade Estadual do Maranhão que irá colocar vários cursos, e com isso, teremos a presença de muitos estudantes, professores e funcionários no Centro da cidade”, disse o governador.

O Vice-Reitor Walter Canales pontuou: “”A Universidade Estadual do Maranhão agradece ao governador Flávio Dino por passar o prédio Caixeral para a Universidade, pois é um prédio importante para a cidade, um prédio importante para o Maranhão e agora muito importante para a UEMA. É uma oportunidade de trazer os cursos para o Centro Histórico, o que vai ajudar na revitalização do local”.

E frisou, “a princípio estamos estudando abrigar no prédio o curso de Direito, o curso de Relações Internacionais, que é um curso novo na UEMA, e o curso de Música”.

O imponente imóvel do Centro Caixeiral, de dois pavimentos, tem localização estratégica dentro da paisagem urbana do Centro Histórico de São Luís, pois fica de frente à Praça Benedito Leite, com laterais para as Ruas de Nazaré e Dom Francisco (Beco da Sé). No segundo pavimento estão posicionadas 28 janelas com sacadas, sendo 13 voltadas para a praça. A maior de todas as sacadas está estrategicamente voltada para a esquina da Rua de Nazaré com a Rua da Palma.

Por: Karla Almeida

Fotos: Gilson Teixeira