UEMA e Governo do Maranhão assinam convênio para criação de Programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias

Por em 20 de maio de 2021

Na manhã desta quinta-feira(20), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o Governo do Maranhão, por meio da SAGRIMA, assinaram um Convênio do Programa de Residência Profissional em Ciências Agrárias, no âmbito do Programa Trabalho e Renda. O documento também foi assinado pela FAPEMA e UEMASUL.

O convênio prevê 100 vagas de Residência Profissional para os egressos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca e Zootecnia.

Participaram da assinatura o vice-reitor Walter Canales, que representou o reitor Gustavo Costa, o governador Flávio Dino, o vice-governador Carlos Brandão; o secretário da SAGRIMA, Sérgio Delmiro; a reitora da UEMASUL, Elizabeth Fernandes; o diretor-presidente da FAPEMA, André Luís dos Santos; o diretor científico da FAPEMA, João Batista Júnior; a secretária adjunta da SAGRIMA, Rosany Aranha; pró-reitor da PROEXAE/UEMA, Paulo Catunda; e a diretora do Centro de Ciências Agrárias(CCA/UEMA), Ana Maria Araújo.

Para o governador Flávio Dino os investimentos em ciência e tecnologia têm sido ampliados por causa da crença de que o conhecimento é fundamental para que a vida seja preservada e a economia seja fortalecida.

“Essa Residência Profissional de Ciências Agrárias está vinculada a uma vocação fundamental do nosso estado, do nosso país, e pode conduzir a que não sejamos apenas uma plantation do século XXI, ou seja, a nossa vocação não pode ser apenas produzir commodities para abastecer o mundo, mas nós precisamos multiplicar os efeitos positivos desta vocação da qual nos orgulhamos. Com a tecnologia nós podemos melhorar a produtividade e inserir a agricultura do pequeno, do médio e do grande, onde nós queremos, nas cadeias globais, nos núcleos de comércio do mundo, para que tenhamos melhoria da economia do estado”, explicou o governador.

De acordo com o secretário da SAGRIMA, Sérgio Delmiro, os profissionais recém formados serão inseridos em instituições e empresas que têm com tecnologia de ponta para complementar o aprendizado obtido no meio acadêmico, além de disso o programa vai propiciar uma conexão entre as universidades e o campo que já está trabalhando com avançada tecnologia.

“É um trabalho muito importante e muito solicitado por todas as universidades. As empresas já estão aptas a se cadastrarem e, em breve, as vagas para os residentes serão inseridas em nosso edital cujo trabalho irá iniciar no primeiro ano agrícola, que inicia no mês de julho”, comentou o secretário.

O vice-reitor Walter Canales enalteceu a celebração do convênio que vai beneficiar a todos os envolvidos.

“A UEMA está gratificada com a assinatura do Programa, pois é uma oportunidade para o profissional ter uma inserção no mercado de trabalho sob orientação de professores da universidade. Ganha o profissional que vai um emprego para adquirir experiência, ganha a instituição ou empresa que vai ter um profissional formado em universidades que têm reconhecimento de qualidade e ganha a sociedade que vai ter os frutos da aplicação do trabalho”, comentou.

Walter Canales aproveitou para sugerir a criação de uma Residência Técnica em Engenharia e Arquitetura, que é um desejo antigo da universidade, o que foi prontamente aceito pelo governador. O próximo passo é a apresentação da proposta para efetivação de mais um Programa que irá beneficiar outra parcela de egressos da IES.

Confira o evento completo em https://www.youtube.com/watch?v=CnpzscYhECU

Por Débora Souza