UEMA manteve o pagamento de auxílios e bolsa como proteção social para os alunos

Por em 5 de maio de 2021

Mesmo com o impacto financeiro negativo por causa da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em um esforço que contou com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, manteve o pagamento de bolsas e auxílios como proteção social para os alunos.

A UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), lançou os editais dos auxílios do Programa de Assistência Estudantil que foram implantados durante a pandemia. Foram eles: os auxílios Creche, Alimentação, Refeição e Moradia com vigência de setembro de 2020 a agosto de 2021 e a Bolsa Permanência com vigência de maio de 2020 a abril de 2021.

O Programa se trata de um conjunto de ações destinadas aos estudantes regularmente matriculados em cursos regulares presenciais de Graduação, visando a permanência e a melhoria do desempenho acadêmico. Além disso, fundamenta-se como uma importante ação de articulação social fazendo parte do processo de democratização da UEMA e busca funcionar como instrumento de proteção social em tempos de crise pandêmica.

“Nós conseguimos manter o pagamento de todas as bolsas e auxílios, de todas as modalidades, tendo como argumento principal a característica socioeconômica dos nossos estudantes em todo Maranhão. É uma forma de proteção social para esses estudantes no enfrentamento dessa grave situação sanitária e humanitária que estamos vivenciando. Manter o pagamento das bolsas, mesmo diante da situação financeira terrivelmente afetada pelo coronavírus, é uma forma de garantir uma segurança social mínima aos nossos estudantes que fazem jus ao recebimento desses valores”, explicou o reitor da UEMA, Gustavo Costa.

Além disso, durante a pandemia foi criado o auxílio emergencial de Inclusão Digital que disponibilizou aos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial ou EaD, Programa Ensinar ou Programa PROFITEC, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, até 5.000 (cinco mil) SIM CARDs, com plano mensal de dados móveis (3G/4G), via Serviço Móvel Pessoal (SMP) com pacotes de dados de 20GB mensais, para que assim pudessem ter as condições técnicas para o acesso à internet.

“Era impensável promover as atividades remotas sem um olhar que assegurasse a inclusão digital de parte de alunos que tem essa dificuldade. Essa é uma medida que demonstra a responsabilidade e a consciência da UEMA, de que é preciso dar sequência ao calendário acadêmico, mas sem acentuar desigualdades”, enfatizou o Reitor.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, “os auxílios representam um marco para a UEMA em relação ao trato com os alunos menos favorecidos, contribuindo para a diminuição da evasão nos cursos, já que o aluno tem a segurança de poder ficar na Universidade e de concluir seu curso, e isso, é de grande importância para a UEMA e o Estado. É assim que você muda a realidade da vida das pessoas, fazendo com que eles consigam se graduar e depois entrar no mercado de trabalho, com independência. Com isso, podemos enfatizar a importância do reitorado do professor Gustavo, em que foram criadas e implementadas as políticas de bolsas e auxílios, se tornando um diferencial, favorecendo a situação dos alunos e contribuindo para a construção de uma sociedade melhor”.

A professora Marília Martins, Coordenadora de Assuntos da Comunidade Estudantil, pontuou: “A manutenção integral da política de assistência estudantil durante o período de pandemia, reforça o compromisso da UEMA com seus estudantes, objetivando a continuidade de suas atividades acadêmicas”.

Para o auxílio emergencial de Inclusão Digital foram disponibilizados 2.022 chips no Edital n. 7/2020 e 560 chips no Edital n. 8/2020. Para os calouros 2020.2 foram disponibilizados 1.202 chips, resultando em um total de 3.784 chips.

Para os demais auxílios e bolsa foram disponibilizadas:

645 vagas para o AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO;

100 vagas para o AUXÍLIO CRECHE