UEMA realiza Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação em Literatura e Ensino

Por em 19 de maio de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, na última segunda-feira (17), a Aula Inaugural Virtual do Curso de Pós-Graduação em Literatura e Ensino na modalidade a distância.

O Curso é ofertado nos polos Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Caxias, Coelho Neto, Colinas, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, Timon e Zé Doca.

Durante o evento, o reitor Gustavo Costa enfatizou a presença ativa da UEMA em todo o estado do Maranhão, mesmo em período pandêmico, criando oportunidades para maranhenses na graduação e pós-graduação.

“A nossa instituição tem uma política de pós-graduação e pesquisa que compreende que a formação acadêmica vai muito além da aquisição de saberes, mas também, alcança valores que são genuinamente humanos. O Curso que se inicia representa essa nova perspectiva, sempre inclusiva, da UEMA em ofertar uma formação em nível mais elevado aos graduados em Letras e áreas afins ”, disse o reitor.

Segundo a coordenadora do UEMAnet, Ilka Serra, o interesse pela Pós-graduação em Literatura e Ensino foi expressado na quantidade de inscrições. Forma cerca de 1200 inscritos para conquistar uma das 510 vagas.

“A UEMA tem curso de Letras em diversos campi e é a primeira vez que nós ofertamos uma Pós-Graduação para que egressos da nossa universidade e também de outras instituições possam avançar ainda na busca por conhecimento. Esse curso gratuito vai proporcionar formação continuada, contemporânea e mais qualificada no letramento digital para todos os nossos alunos”, ressaltou.

Para a coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Literatura e Ensino, Silvana Pantoja, o momento é significativo porque havia a necessidade de ofertar mais uma oportunidade de especialização para graduados em Letras e áreas afins.

“Esse curso propõe práticas inovadoras para lidar com o texto literário em sala de aula, com contribuição de professores de diferentes campi da UEMA. O Curso é fruto de um esforço coletivo, então a palavra deste momento é gratidão”, comentou.

O prof. Dr. Diógenes Carvalho, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), ministrou a aula inaugural abordando o tema “Quando se ensina literatura, o que se ensina?”, trazendo algumas reflexões sobre a importância da literatura em sala de aula.

Confira o evento completo em https://www.youtube.com/watch?v=aURG35CQTXA

Por Débora Souza