UEMA realizou testagem para COVID 19 nos profissionais do Campus Paulo VI

Por em 14 de maio de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) realizou, durante dois dias, no Posto Médico da Universidade, a testagem para COVID-19 dos profissionais do Campus Paulo VI que estão trabalhando de forma presencial e que apresentaram sintomas gripais.

A iniciativa integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para o monitoramento dos casos da doença no estado. Foram realizados cerca de 200 testes.

De acordo com o representante do Centro de Testagem – Beira Mar (SES), o enfermeiro Sebastião Júnior, “a SES disponibilizou o teste que é padrão ouro na detecção do COVID-19, que identifica a presença do vírus no organismo da pessoa. Com a identificação do vírus é possível rastrear esses profissionais que estejam contaminados e fornecer suporte, ofertando consulta médica e o tratamento para o COVID de forma imediata, com isso a cadeia de transmissão é interrompida, o que gera saúde para o funcionário da UEMA”.

O método utilizado foi o RT-PCR, que é realizado através de amostras coletadas através de swab, um cotonete estéril que é inserido no nariz. Esse tipo de teste identifica o vírus no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.

Por: Karla Almeida