UEMA recebe certificação da Polícia Federal para aquisição de Produtos Químicos Controlados para seus Laboratórios

Por em 17 de maio de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), conseguiu, junto à Polícia Federal, o Certificado de Registro Cadastral (CRC) e o Certificado de Licença de Funcionamento (CLF). Os certificados são exigidos para instituições públicas e privadas que necessitem realizar atividades com produtos químicos controlados e atendam aos requisitos previstos na legislação.

Para estoque, utilização e manipulação de determinados reagentes químicos, contidos em legislações específicas de órgãos a níveis federais como a Polícia Federal e o Exército, são necessárias licenças que comprovem a finalidade da utilização desses produtos. Com base nisto, os produtos químicos são controlados visando o impedimento da utilização para fins indevidos, os quais são fiscalizados e controlados, no caso da Uema, pela Polícia Federal.

Com isso, professores e alunos pesquisadores da Universidade terão acesso a Produtos Químicos Certificados pela Polícia Federal, para novas pesquisas e experimentos que serão realizados nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa da Uema, o que implica na ampliação de oportunidades e o alcance de novos nichos científicos a serem desbravados pelos pesquisadores da IES.

Desde o ano passado, uma equipe especializada da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração atuou na obtenção de todas as documentações e adequações institucionais necessárias para o requerimento dessas certificações, bem como a articulação com os setores e unidades competentes no âmbito da Uema.