Campus Grajaú participa de treinamento sobre procedimentos realizados na UTI


Por em 14 de junho de 2021



                               

O Campus Grajaú da Universidade Estadual do Maranhão participou, no mês de maio, de treinamento sobre coleta e interpretação de gasometria arterial a convite do Hospital Regional de Alta Complexidade de Grajaú (HRG), local onde aconteceu a ação. O objetivo foi contribuir para a melhoria da execução das ações práticas de exames realizados na alta complexidade. Na ocasião, a Instituição disponibilizou, por meio do seu Laboratório Clínico Assistencial, bonecos e acompanhamento das ações para desempenhar as atividades realizadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“A gasometria arterial é um dos exames mais solicitados nas Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo o enfermeiro o profissional responsável por sua coleta. Neste contexto, destacamos a importância em aprimorar práticas de coleta, interpretação e monitoramento do mesmo. A UEMA Campus Grajau, enquanto instituição de ensino superior que realiza ações de ensino, pesquisa e extensão, busca fortalecer por meio de parcerias a execução destas ações, afim compartilhar situações de práticas seguras dentro e fora dos muros da instituição”, explicou a professora Tailana Santana Alves Leite, que acompanhou as ações e auxílio para realização da parceria.

De acordo com a Coordenadora de Enfermagem do HRG, Suellen Cristina Oliveira Gonçalves, a gasometria arterial é um procedimento essencial dentro da unidade de terapia intensiva, onde no mesmo é verificado se as trocas gasosas estão ocorrendo de maneira correta.

 “Devido a isso solicitamos a parceria da UEMA para treinamentos e atualizações, onde os mesmos nos disponibilizaram bonecos e acompanhamento das ações para desempenhar tais atividades. E essa parceria é de suma importância”, disse ela.

A Diretora do Campus Grajaú, Profa Ana Rita Bezerra, falou a importância de  poder contribuir no treinamento, por meio do Laboratório Clínico Assistencial, e que formalizar mais esta parceria só fortalece ainda mais as ações de reponsabilidade relativas à missão Institucional da IES no município e cidades circunvizinhas, como Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Arame  e Itaipava do Grajaú.

“Com a ampliação deste hospital e a inserção de mais leitos de UTI, o hospital passará de média para alta complexidade. Proporcionando assim, mais espaços/oportunidades para que nossos acadêmicos do curso de Enfermagem, possam colocar em prática as teorias adquiridas pelo nosso quadro de Professores”, destacou a Diretora.

                                                               

                                                             

Por Paula Lima



Últimas Postagens