Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Qualidade oferta novas possibilidades de inserção no mercado de trabalho de Grajaú

Por em 1 de junho de 2021

O efeito do Programa Formação Profissional e Tecnológica (PROFITEC), novo Programa da UEMA que oferta cursos superiores de menor duração em cidades com necessidade imediata de mão de obra qualificada, já está sendo comemorado por estudantes, professores e gestores de instituições do município de Grajaú.

A primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade do Programa de Formação Profissional e Tecnológica (PROFITEC/UEMA) está cumprindo as atividades acadêmicas desde agosto do ano passado.

De acordo com a coordenadora do Curso, Rossane Cardoso Carvalho, a presença da UEMA, por meio do PROFITEC, em Grajaú, contribui para evolução de diversos segmentos produtivos dos setores de serviço público ou privado e também do setor industrial.

Estamos convictos de que, em breve, teremos razão para festejar, junto à comunidade de Grajaú, a formação de profissionais éticos e aptos para contribuir com a qualidade e produtividade dos processos produtivos locais”, comenta.

Segundo a diretora do Campus Grajaú, Ana Rita Bezerra, os 24 alunos estão participando das aulas remotamente por conta da pandemia da COVID-19.

“A pretensão do PROFITEC seria que as aulas acontecessem presencialmente aos sábados e domingos. A pandemia alterou temporariamente o plano inicial e os alunos têm tido todo suporte logístico. Caso não tenham internet em casa, nós do Campus podemos buscar formas de viabilizar a participação deles nas aulas”, explica.

O Curso é direcionado à formação de profissionais capazes de entender os procedimentos, práticas e rotinas internas e externas às organizações em que atuem por meio de ferramentas apropriadas, além de ter senso crítico e responsabilidade social e ambiental. Eles serão capazes, munidos de ferramentas adequadas, de planejar, implementar e acompanhar sistemas de gestão da qualidade. Além disso, podem atuar como empreendedores, consultores e, ainda, seguirem sua formação em cursos de pós-graduação em administração e engenharia de produção.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Grajaú (ACIG), Uvandson Sabóia, a cidade necessita desse profissional.

“Esse curso que a UEMA traz para a cidade de Grajaú é muito bom. O comércio de Grajaú e a indústria absorvem profissionais com esse curso, então a cidade só tem a ganhar. Todas as outras cidades que já têm esse curso e esse profissional com certeza oferecem um serviço melhor ao seu comércio e a sua população. Quero parabenizar a UEMA e motivar todos os estudantes reforçando que o mercado precisa muito desse profissional e principalmente a nossa cidade de Grajaú que está crescendo mais a cada dia”, ressaltou.

O gerente regional do Sebrae André Veras endossou a relevância do Curso para o setor industrial da cidade.

“O Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade é importante principalmente para o setor industrial de Grajaú. Setor que já é muito ativo. Nós temos, por exemplo, o Polo Gesseiro, com muitas indústrias ativas nesse segmento que precisam cada vez mais de um controle de qualidade do produto que é produzido. Esse profissional formado pela UEMA poderá atender a essa demanda e também de outros segmentos industriais. Nós aqui do Sebrae estamos otimistas por mais essa oportunidade que a UEMA trouxe para Grajaú de formar mais profissionais capacitados”, comemora.

Já a estudante do Curso Tecnologia de Gestão da Qualidade, Iara Barroso Franco, comemorou a iniciativa da UEMA em ofertar esse curso e proporcionar novas oportunidades profissionais para os estudantes da região.

“Quero agradecer a UEMA por estar proporcionando um curso de tamanha qualificação e no qual ninguém é excluído por sua base social. O Curso tem sido de grande aprendizado e contribui bastante para o aumento da satisfação da clientela atendida por um profissional dessa área, gerando fidelização, principalmente do setor industrial de Grajaú. Temos certeza que a indústria daqui não precisará mais buscar em outros lugares um profissional dessa área. Nós, acadêmicos do curso, estaremos preparados para essa missão aqui em nossa cidade e região”, disse.

Sobre o PROFITEC

É o Programa de Formação Profissional e Tecnológica da UEMA que oferta a sociedade maranhense cursos de graduação que conferem o grau de tecnólogo, com duração de 2 anos e 6 meses a 3 anos. Os cursos são ofertados em seis municípios maranhenses:

Curso Superior de Tecnologia em Redes e Computadores – Coordenador: Prof Me. Pedro Brandão Neto. Ofertado nas cidades de Caxias e Santa Inês

Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores – Coordenadora: Profa. Dra. Ingrid Gomes Braga. Ofertado nas cidades de Bacabal e Timon.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Qualidade – Coordenadora: Profa Dra. Rossane Cardoso Carvalho. Ofertado nas cidades de Grajaú e São Bento.

Por Débora Souza