Discentes do Curso de Letras lançam Blog com textos escritos por alunos da rede pública de ensino

Por em 30 de junho de 2021

Com o intuito de valorizar a escrita autoral do gênero carta pessoal, as estudantes do 8º período do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gabriela Lages Veloso e Letícia Rodrigues da Silva, criaram o blog “Cartas: (re)escrevendo histórias”, que contém textos de alunos do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino maranhense.

O Blog é resultado de um projeto didático da disciplina de Estágio Supervisionado, que teve a orientação da professora Mary Joice Rios.

Durante o projeto, os alunos do Centro de Ensino Santa Tereza, no Bairro Cidade Operária, fizeram a retextualização de contos e poemas em formato de cartas pessoais. Alguns dos textos reescritos foram “A moça tecelã”, “O relicário”, “Soneto de Fidelidade” e “Louvação a São Luís”.

“Nós acreditamos que a leitura pode transformar o mundo ao nosso redor e também acreditamos na autoria visando à autonomia do aluno. Então, os alunos puderam reescrever os textos de grandes autores modificando o gênero para carta pessoal, mas mantendo os elementos essenciais dos textos originais”, explica Gabriela Lages.

Por causa da pandemia, todas as atividades do projeto foram realizadas de modo remoto e a coletânea de cartas pessoais escritas pelos alunos está acessível no blog.

Confira em: https://cartareescrevendohistorias.blogspot.com/

Por: Débora Souza