Mais de 400 formandos da UEMA colam grau em cerimônia virtual

Por em 30 de junho de 2021

Nesta quarta-feira(30), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) formou mais 413 novos profissionais de diversas áreas, concluindo as colações de grau relativas ao segundo semestre de 2020.

Durante a Cerimônia Virtual de Colação de Grau, concludentes dos campi Bacabal, Balsas, Caxias, Lago da Pedra, Santa Inês, Timon e Zé Doca celebraram a conquista do diploma universitário.

O reitor Gustavo Costa presidiu a Solenidade e discursou a respeito da colação de grau como forma de exaltação à ciência.

“Chegamos àquele momento apoteótico numa jornada acadêmica, não apenas para os que recebem o grau superior, mas também para a UEMA. Apoteose representada pelo encerramento do ciclo da graduação, quando 413 novos profissionais recebem a chancela da universidade para exercerem as suas profissões. Isto representa, simbolicamente, por toda tradição deste momento, a exaltação do conhecimento, da ciência. A ciência que ilumina a treva e este é o significado desta cerimônia”, refletiu.

Além disso, Gustavo Costa fez uma reflexão sobre os anseios da sociedade durante este momento de enfrentamento da pandemia e para o futuro.

“Nós cidadãos e cidadãs cultivamos o desejo de voltarmos ao normal de antes. Devemos olhar o antes de forma crítica naquilo que não contribuía para a sustentabilidade, para o enfrentamento das desigualdades, promoção dos direitos humanos e dignidade da existência de cada um e de todos. Que vocês saiam com as mentes preparadas para entender as mudanças de hoje e aquelas que se avizinham para o futuro. A UEMA, às vésperas de completar 40 anos de existência, crê nesses profissionais que está entregando à sociedade neste dia”, ressaltou.

Para a diretora do Campus Caxias, Jordânia Pessoa, esse momento reflete o compromisso da UEMA com a sociedade.

“Vocês, formandos, que hoje estão aqui e que tiveram a trajetória de, no mínimo, quatro anos de dificuldades, de luta; quão grande seria se pudéssemos estar todos juntos para celebrarmos este momento. A pandemia veio nos ensinar que precisamos nos ver com uma grande família, com o cuidado por si e pelos outros. Hoje, a UEMA cumpre sua missão acadêmica e social, devolvendo à sociedade novos profissionais”, disse.

Já o orador oficial Carlos Eduardo Pereira, do Curso de Direito do Campus Bacabal, fez um agradecimento a todos os familiares, amigos, professores, servidores e gestores da Universidade que fizeram parte da trajetória de cada formando.

Aqui nos encontramos para celebrar, formalmente, o fim de uma etapa fundamental em nossas vidas. Que esse ciclo de conquistas possa se repetir em mais momentos. Que possamos sempre aprender com os fracassos e erros. E também que não esqueçamos de reconhecer os que caminham conosco e permaneçamos firmes em acreditar nas nossas capacidades, sabendo que a vida é uma construção conjunta”, pontuou.

Mateus Sousa Silva, do Curso de Administração do Campus Timon, foi quem fez o juramento representando todos os formandos.

Confira a Cerimônia completa em: https://youtu.be/j6gg5lhBj4c

Por Débora Souza