UEMA realiza primeira Cerimônia de Colação de Grau Virtual 2020.2

Por em 22 de junho de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nesta terça (21), a primeira Cerimônia Virtual de Colação de Grau do segundo semestre de 2020.

Na solenidade, 492 concludentes conquistaram o tão sonhado diploma universitário, distribuídos nos campi Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra e São Luís. Além dos polos EaD de Açailândia, Fortaleza dos Nogueiras, Humberto de Campos, Imperatriz, Porto Franco e São Bento.

Durante o evento, o reitor Gustavo Costa pediu um minuto de silêncio em homenagem a mais de 500 mil vidas ceifadas pela COVID-19. Logo em seguida, saudou a todos os presentes, em especial aos formandos.

“Momento de materialização de um sonho, de apoteose, do fechamento de um ciclo, do término e início de novas caminhadas. E o formato virtual não retira deste momento o seu significado. Nós continuamos aqui reunidos em torno de um mesmo ideal. Nós, da UEMA, realizamos com vigor a nossa missão institucional. E vocês concretizando um sonho que começou anos atrás, que trouxe cada um para suas escolhas, de que curso fazer e que caminho percorrer. Esse sentimento a ser celebrado não se modifica em razão do formato virtual. O que é diferente é que esse ciclo que se encerra desemboca num contexto bastante diferente, que nos faz refletir sobre o futuro. E ao longo desses 15 meses, temos enfrentado vários tipos de sentimentos, preocupações. Mas devemos olhar o futuro sem perdermos de vista o agora. Jamais podemos abandonar nossas utopias, nossos sonhos. Que vocês possam assumir seus compromissos, equilibrem os medos, as conquistas, as transformações com esperança e otimismo e olhemos para o amanhã com a força da juventude, a força do conhecimento, a força que trouxe cada um de vocês até aqui. Esse é um momento que exige gratidão e comemoração. Meus parabéns!“, disse ele.

Para a Diretora do Campus Colinas, Profa.Cícera Borba, representando todos os diretores dos Campi, esse é o dia em que a UEMA mais uma vez renova o seu compromisso com a educação superior no Estado do Maranhão e destacou que mesmo em tempos tão difíceis é importante celebrarmos nossas vitórias, conquistas, ainda que remotamente e parabenizou a conquista dos graduandos.

“Queridos graduandos ingressar na universidade é encontrar oportunidade de transformar vidas, sonhar com dias melhores e mais felizes. É também a oportunidade de superar a si mesmo, vencer medos, o cansaço, as incertezas. Tudo isso é motivo de muito alegria, pois nos fortalece como pessoas e como profissionais. A data de hoje ficará guardada na nossa memória. Receber o grau é a prova do quanto você investiu na sua fé, esperança, coragem e no desejo de vencer. E deu certo. Vocês venceram, nós vencemos. Nem tudo foi fácil. E foi com essa certeza que todos nós que fazemos a UEMA torcemos para que as experiências vividas e compartilhadas no percurso até aqui, fossem e continuem sendo a alavanca para vocês alcançarem a alegria de chegar ao destino desejado”, destacou a diretora.

A oradora Gabrielle Mendonça Ribeiro, do Curso de Letras do Campus Paulo VI, que representou todos os formandos da cerimônia, falou sobre o encerramento do ciclo e o início de outro agora como profissionais.

“Aqui estamos nós concluindo mais um passo dessa mala cheia de experiências. Hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas e o futuro depende do que fazemos no presente. Hoje concluímos um ciclo. Guardamos na mala tudo que aprendemos, vivemos, erramos e corrigimos ao longo dos anos como universitários. Hoje também é o dia que recomeçaremos agora como profissionais. E mesmo que pareça assustador, é um convite para sonharmos grande, para fazermos aquilo que nos preparamos e nos dedicamos. Que não tenhamos medo do futuro, que enfrentemos os desafios que aparecerão e que façamos o nosso melhor dentro do curso em que escolhemos”, enfatizou.

Por: Paula Lima