Campus Grajaú e Hospital Regional de Grajaú realizam ação em alusão ao Julho Amarelo

Por em 26 de julho de 2021

O Campus Grajaú da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em parceria com o Hospital Regional de Grajaú, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde – NEP, realizou uma ação em alusão ao Julho Amarelo – combate as hepatites virais no dia 22 de julho.

O evento foi direcionado aos profissionais que trabalham no Hospital Regional de Grajaú. Na ocasião, aconteceram palestras e testes rápidos de hepatites B e C.

“As hepatites virais são inflamações do fígado causadas por diferentes tipos de vírus, apresentando-se como um importante desafio de saúde pública em nosso país.  As ações de educação em saúde realizadas com os profissionais que atuam no Hospital Regional de Grajaú se fazem essenciais, uma vez que, estes também apresentam-se como público suscetível a riscos de contaminações em seu ambiente laboral. Deste modo, a UEMA busca enfatizar as ações de promoção de saúde por meio do aconselhamento dos profissionais, possibilitando o desenvolvimento de um processo educativo, mediante diálogo interativo, para que assim possamos contribuir com o apoio à educação permanente em saúde no contexto das Hepatites Virais B e C”, explicou a coordenadora da ação e professora do curso de Enfermagem da UEMA, Tailana Santana Alves Leite, que também representa o Núcleo de Educação Permanente (NEP).

A Diretora Administrativa do Hospital Regional de Grajaú, Aparecida Kelly Chaves, agradeceu a Universidade por possibilitar esta parceria nas ações de saúde junto ao quadro de profissionais que atuam nesta unidade. “Essas ações se tornam de grande relevância para a atualização de conhecimentos acerca das hepatites virais, e, portanto, sendo essencial o desenvolvimento das mesmas”, disse ela.

“O Núcleo de Educação Permanente em Saúde tem por função planejar, organizar e fornecer apoio às ações de Educação Permanente dentro da unidade hospitalar, com isso firmamos parceria com a UEMA, onde sempre são solícitos aos nossos pedidos. E na data do evento os acadêmicos ministraram a palestra sobre Hepatites, enfatizando a importância da prevenção dos profissionais”, destacou a Coordenadora de Enfermagem do Hospital Regional de Grajaú, Suellen Cristina Gonçalves.

Por Paula Lima