Campus Grajaú promove Workshop SAMU na Universidade

Por em 19 de julho de 2021

O Campus Grajaú da Universidade Estadual do Maranhão promoveu capacitação para SAMU dentro do projeto “Workshop SAMU na Universidade”, uma parceria com o SAMU e a Secretaria de Saúde do município. A proposta foi realizar um momento de palestras e estações com práticas para as equipes do SAMU de Grajaú, com o intuito de promover mais conhecimento para todos os envolvidos. Na ocasião, foram abordados os seguintes temas: SBV E SAV; RCP; OVACE; Imobilizações; retiradas rápidas e extricação com Ked; injetáveis. A capacitação foi ministrada por professores do curso de Enfermagem da UEMA.
“A realização do workshop objetiva instruir socorristas para prevenir o agravamento do quadro de saúde das vítimas atendidas nos diversos tipos de casos, desde os mais simples aos mais complexos, o que exige desses profissionais teoria, técnica e, ainda, humanização na realização dos procedimentos que surgirem. Pensando nisso, esse momento foi proposto à UEMA Campus Grajaú que realizasse capacitação para a equipe do SAMU. atendendo, assim, uma solicitação da secretaria de saúde”, disse a Coordenadora SAMU na cidade, Juliana Cortez.
Para a Diretora Uema Campus Grajaú, Profa.Ana Rita Bezerra, “essas ações de extensão realizadas no município, nos dá a certeza que estamos cumprindo com o nosso papel em servir a sociedade, oferecendo formação de excelência, produzindo conhecimento. Fortalece muito mais nossa Instituição no município que se traduz em confiança e responsabilidade”.
A Secretária de Saúde de Grajaú, Ivana Cortez, destacou que “o treinamento foi justamente para buscar qualificação para nossos profissionais na formação contínua. Estamos realmente preocupados em oferecer um serviço de qualidade, com eficiência e eficácia para toda a população de Grajaú”.
De acordo com a professora Marcela Martins Rocha, “a iniciativa foi de grande importância para todos. Envolver a universidade com os serviços de saúde, partilhar conhecimento e experiências é algo muito válido, todos aprendem, todos ensinam, todos saem ganhando”.
Opinião compartilhada pela professora Larissa Andrade: “Foi gratificante participar do projeto Workshop SAMU na Universidade, tratou-se de um momento de interação, firmando o compromisso de ensino, pesquisa e extensão que são os alicerces da Universidade Estadual do Maranhão. Eventos como este, fortalece ambas as instituições, e ainda resulta na melhoria dos serviços preparados para a sociedade”.
Por Paula Lima