Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em pauta no 2º dia do Café Internacional

Por em 20 de julho de 2021

Nesta terça-feira(20), a programação do VI Café Internacional, evento organizado pela Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (ARI/UEMA), contou com palestras e sessões técnicas trataram dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para isso, a ARI teve o apoio da Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UEMA.

A programação começou com a palestra sobre Plano de Internacionalização da UEMA, Áreas de Excelência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os professores Dr. Thales Passos de Andrade, Superintendente de Relações Internacionais, e Dra. Ariadne Enes Rocha, Assessora Chefe na Articulação dos ODS, apresentaram o Plano de Internacionalização e as ações de fortalecimento dos ODS na universidade.

Logo depois, o professor Claudio Acioly Jr., Professor Associado ao Lincoln Institute of Land Policy e Visitante do Institute for Housing and Urban Development Studies – IHS, ministrou a palestra magna “Que ninguém fique para trás! – Ação planetária para o enfrentamento de todos os tipos de pobreza”.

No período da tarde, os professores Dra. Angela Pierre – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Dr. João Aparecido Bazzoli – Universidade Federal do
Tocantins; Dr. Rudiney Soares Pereira – Universidade Federal de Santa Maria, estiveram reunidos para falar sobre Contribuições de uma Agenda Internacional para o desenvolvimento sustentável das instituições de Ensino Superior, a partir de exemplos de suas instituições.

Finalizando o segundo dia, Patrícia Miranda Menezes – Diretora de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental, Belém – PA, e Profa. Dra. Edna Carla Cabecinha Sampaio – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD, Portugal) estiveram na Sessão Técnica “Estratégias Colaborativas regionais, nacionais e internacionais para implementação dos ODS” trazendo comentários e explanações sobre a Agenda 2030.

Por Alessandra Medina/ARI