Pró-reitoras da UEMA e UemaSul realizam reunião para discutir os impactos nos cursos de licenciatura das IES

Por em 27 de julho de 2021

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PROG/UEMA) realizou hoje (27) uma reunião com a Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (PROGESA/UemaSul) para discutir os impactos da implementação da Resolução CNE/CP N º 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), nos currículos dos cursos de licenciatura nas duas universidades estaduais.

A reunião contou com a participação da Pró-Reitora Adjunta de Graduação no exercício da Pró-Reitoria de Graduação da UEMA, Profa. Fabíola de Jesus Soares Santana; da Coordenadora Técnico-Pedagógica da PROG/UEMA, Profa. Maria de Fátima Serra Rios; da Comissão de Trabalho para realizar estudos sobre os impactos das Novas Diretrizes de Formação Docente, Resolução CNE/CP nº 2/2019, nos currículos dos cursos de licenciatura da UEMA, presidida pela Profa. Ana Lúcia Cunha Duarte, designada pela PROG/UEMA e escolhida em reunião com os gestores dos campi  e de cursos das licenciaturas da UEMA composta ainda pela Profa. Maria Goretti Cavalcante de Carvalho, Maria de Fátima Serra Rios, Nadja Fonseca da Silva, Georgyanna Andrea Silva Morais, Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento e Regina Celia de Castro Pereira; da Pró-Reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica da UemaSul, Profa. Regina Célia Costa Lima e representantes de coletivo designado pela PROGESA para avaliação do ensino remoto e formação docente.

O objetivo foi discutir conjuntamente os impactos nos cursos de licenciatura das duas IES estaduais e viabilizar a elaboração da proposta de documento a ser encaminhado ao Conselho Estadual do Maranhão-CEE/MA e construção de uma agenda comum.