Professora do curso de Direito da UEMA lança livros sobre Assédio Moral e o Trabalho do Professor

Por em 26 de julho de 2021

A professora e Diretora do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Jaqueline Demétrio, lançará dois livros de sua autoria: “Prazer e Sofrimento no Trabalho do Professor” e “Assédio Moral no Trabalho Acadêmico”, frutos das conclusões do Mestrado e do Doutorado realizados na Universidade Católica de Brasília-UCB.

O lançamento será presencial e virtual simultaneamente direto do espaço cultural da Livraria Amei, localizada no São Luís Shopping, dia 29 de julho às 18h. Será transmitido também pela plataforma virtual Instagram do Grupo de Extensão Assistência e Prática Jurídica(GEAPJ).

“Essas temáticas estão diretamente ligadas ao meu cotidiano de trabalho enquanto professora universitária de Direito do Trabalho. Trata-se de temas atuais desde sua origem de pesquisa por outros autores e que estão sempre presentes nas realidades de trabalhadores analisados em várias perspectivas, e aqui nessas obras sob o aspecto da organização do trabalho, das relações socioprofissionais, da psicologia e do direito”, disse a professora.

Ela, ainda, complementou: “O objetivo destas obras está centrado em esclarecer e despertar novos olhares para essas temáticas que são vivenciadas nas rotinas dos seres humanos que anseiam por direcionamentos para enfrentar e mudar suas realidades. Assim, espero despertar o interesse pelos temas e instigar a vontade de transformar o mundo do trabalho em um lugar de prazer e respeito”.

Um pouco mais sobre os livros

Prazer e Sofrimento no Trabalho do Professor

O prazer e o sofrimento no trabalho das pessoas é algo rotineiro em alguns contextos laborais. O conteúdo desta obra traz uma reflexão em uma realidade concreta abstraída da dissertação de mestrado da autora que através da Psicodinâmica do trabalho revela uma realidade no trabalho de professores universitários de contexto profissional opressor e limitante, no sentido da produção científica, com a presença de fatores como a desumanização da profissão e a falta de reconhecimento, contribuindo para o sofrimento dos professores pesquisados, o que implica no assédio moral no ambiente de trabalho.

Assédio Moral no Trabalho Acadêmico

Assédio moral no trabalho das pessoas é algo rotineiro em alguns contextos laborais. O conteúdo desta obra traz uma reflexão em uma realidade concreta abstraída da tese de doutorado da autora que através do Direito e da Psicodinâmica do trabalho demonstra as faces prazer e sofrimento dos trabalhadores em ambiente universitário.

Por Paula Lima