PROGRAMA EDUCAÇÃO EM REDE DA UEMA ESTREIA NA TV EDUCAÇÃO

Por em 6 de julho de 2021

Parceria entre a Universidade e o Governo do Estado visa contribuir para conectar os estudantes ao conhecimento e promover o acesso à informação.

No dia 07 de julho estreia o Programa Educação em Rede, uma produção da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O programa abordará diversos temas relacionados à educação, por meio de reportagens e documentários sobre os aspectos sociais e culturais da atualidade. O objetivo é conectar os estudantes ao conhecimento e disponibilizar mais uma ferramenta para contato com conteúdos de formação cidadã, durante as aulas remotas que acontecem devido ao distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

O programa Educação em Rede será exibido na TV Educação – Caminho para o Saber, disponibilizada pelo Governo do Maranhão na perspectiva de ampliar o acesso à educação, auxiliando os estudantes maranhenses em aulas remotas. A iniciativa visa minimizar os efeitos da pandemia na educação, ao mesmo tempo em que busca a igualdade de oportunidades para todos, em prol de uma sociedade mais inclusiva. Lançada em março deste ano, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a TV já alcança São Luís e região metropolitana, Imperatriz e região, Codó, Balsas, Caxias, Timon e Açailândia, com a expectativa de expansão para outras regiões do estado.

“Com esta parceria, reiteramos o compromisso da UEMA com a democratização da educação e a possibilidade de levar informação, ofertando conhecimentos de qualidade para o maior número de pessoas no Maranhão”, comentou o Reitor da UEMA, professor Gustavo Costa. “A perspectiva de possibilitar uma educação aberta e inclusiva nos traz imensa satisfação com o trabalho que desenvolvemos e com as oportunidades que viabilizamos com as tecnologias digitais. Através da TV Educação, esperamos levar informação, atualidades e cultura para os estudantes e, assim, contribuir para reduzir consequências provocadas pela pandemia, que continua tendo tanto impacto na área da educação”, afirmou o Reitor.

No episódio de estreia, Educação em Rede exibe o documentário “Quem vai querê? Histórias e Memórias dos Pregoeiros de São Luís”. O programa também contará com a participação das professoras Ellen Moreira, idealizadora do documentário, Elizabeth Abrantes e Heridan Guterres. Além disso, uma entrevista exclusiva com a psicóloga Thayara Coimbra com orientações sobre escolha da profissão e uma dica imperdível de leitura com a advogada e influenciadora digital Thaynara OG. Educação em Rede será exibido todas às quartas-feiras no horário das 19h30 às 20h30, com reprises sempre aos sábados, às 17h. A frequência de cada região pode ser conferida através dos canais oficiais da UEMA.

Por: Laryssa Neves