Relações Internacionais norteia 3º dia do Café Internacional

Por em 21 de julho de 2021

O futuro da profissão Relações Internacionais, as perspectivas, os desafios, o perfil do profissional e as temáticas da área, como a soberania, foram assuntos amplamente discutidos ao longo da programação do terceiro dia do VI Café Internacional, evento promovido pela Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (ARI/UEMA).

Diversos convidados locais e nacionais estiveram presentes nas mesas temáticas e sessões técnicas do dia 21 de julho. O dia foi iniciado com a mesa “Soberania no mundo contemporâneo: emergências e dilemas em Relações Internacionais”, reunindo Priscila Caneparo dos Anjos, Delegada da Diplomacia Civil para Organização Mundial do Comércio e para Conselho Econômico e Social das Nações Unidas; Prof. Dr. Gustavo Menon, Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP); Prof. Dr. Gustavo Oliveira Vieira – Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Sob moderação do Prof. Dr. Thiago Allisson Cardoso, Diretor do curso de Relações Internacionais da UEMA, as discussões trataram de soberania, conceito estudado em diversas áreas, em especial Relações Internacionais.

Logo depois, a Mesa Temática: “Características e Experiências na graduação em Relações Internacionais” reuniu a Profa. Adelaide Diniz Coelho Neta, Superintendente de Gestão do Ensino e Desenvolvimento da Aprendizagem da Secretaria de Educação do Maranhão (SUGEDA/SAGEA/SEDUC-MA); Ana Cecília Vera (Coordenadora de Avaliação do Desempenho Educacional do estado do Maranhão); Prof. Dr. João Carlos Jarochinski Silva (Membro da Diretoria da ABRI e docente da UFRR) e Júlia Rebechi de Azevedo (Chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Programas Estratégicos).

Na ocasião, foram discutidas experiências na formação em Relações Internacionais e as perspectivas para a nova graduação no Estado do Maranhão.

Finalizando o terceiro dia, a Internacionalista Fabiana Moura moderou a Sessão Técnica “O Profissional de Relações Internacionais: Perspectivas e Desafios”. Os convidados foram: Prof. Dr. Francisco Denes Pereira – Coordenador da Escola Nacional de Formação em Relações Internacionais; Prof. Dr. Rafael Assumpção Rocha, Coordenador do Curso de Relações Internacionais – CRI Universidade Federal de Roraima; Prof. Dr. Thiago Allison Cardoso – Diretor do Bacharelado RI da UEMA, Prof. Dr. Thales Passos de Andrade – SRI, UEMA e Prof. Nicodemos Costa – Diretor Centro de Ciências Sociais Aplicadas, UEMA. As discussões foram frutíferas e contribuíram para as reflexões sobre o perfil do curso de Relações Internacionais, nova graduação da UEMA.

Para assistir a programação, acesse:

Mesa temática: “Soberania no mundo contemporâneo: emergências e dilemas em Relações Internacionais” https://www.youtube.com/watch?v=vstjTLqk934

Mesa Temática: “Características e Experiências na graduação em Relações Internacionais” https://www.youtube.com/watch?v=ie9OBRkck10

Sessão Técnica: “O Profissional de Relações Internacionais: Perspectivas e Desafios” https://www.youtube.com/watch?v=hi2J3uH1YPY

Por Alessandra Medina/ARI