UEMA promoverá curso básico sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por em 23 de julho de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão promoverá o curso básico “Agenda 2030, os ODS e nós”. O curso visa promover uma ideia geral do contexto da Agenda 2030 e envolver os acadêmicos nas temáticas propostas pela Agenda 2030, contribuindo para o desenvolvimento sustentável até meados deste século.

O curso é fruto da colaboração interseotrial, entre a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-UEMA), Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMANet), Comissão ODS – CODS.

Neste primeiro curso serão promovidas quatro unidades que desenvolverão o tema de forma ampla, abrangente e dando apenas destaque a algumas temáticas que são essenciais ao entendimento do aluno e que permitam construir a sua própria opinião acerca da Agenda 2030 e sobre todos os conceitos que lhe estão associados.

O curso conta com uma metodologia flexível, pois permite o estudo em qualquer local, a qualquer hora e pelas mais variadas tecnologias, conforme a conveniência do aluno, para complementação da sua formação profissional, ofertado por meio da Plataforma Eskada, desenvolvida e mantida pelo UEMANet. Este será o primeiro de três módulos, que se seguirão, posteriormente, disponibilizados de igual forma na mesma plataforma.

O lançamento do curso será realizado no próximo dia 28 de julho, as 16h, na plataforma do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMANet/UEMA.

Acesse a plataforma em:https://eskadauema.com/

Sobre a Agenda 2030

Da discussão sobre o futuro do planeta e as formas de promover a paz e a prosperidade para todos nasceu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – Transformando Nosso Mundo, documento assinado no ano de 2015, a 25 de setembro, por 193 membros da ONU (Organização das Nações Unidas).

A Agenda 2030 representa, portanto, um plano de ação para pessoas, planeta e prosperidade, com ações direcionadas para erradicar toda e qualquer forma de pobreza e fome; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais, descritos nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e suas 169 metas.

Nesse contexto as Instituições de Ensino Superior – IES, são ambientes de grande aprendizagem, com excelentes oportunidades de expansão de conhecimentos, pelo que não lhes é permitido, atualmente, se abstrair do papel que podem e devem assumir perante a sociedade.

Desta forma, a Universidade Estadual do Maranhão, instituiu o Biênio 2021-2022 dedicado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio da RESOLUÇÃO N.º 1047/2021-CONSUN/UEMA, bem como, a Assessoria Especializada na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS – UEMA, instituída pela RESOLUÇÃO N.º 1050/2021-CONSUN/UEMA, comprovando o alinhamento com sua responsabilidade institucional, e para promover a Agenda 2030 a fazer parte da missão da nossa instituição, para desenvolver a cultura institucional de sustentabilidade por meio da aplicação e cumprimento dessa agenda e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.