UEMA publica coletânea de pesquisas


Por em 23 de julho de 2021



A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) , com iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, apresenta a coletânea : UEMA PRODUZINDO CONHECIMENTO.

Organizada por áreas de conhecimento, a coletânea reúne, em quatro volumes, as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação Científica, ciclo 2019-2020, apresentadas no XXXII Seminário de Iniciação Científica-SEMIC da UEMA.

A coletânea tem como objetivo contribuir para a consolidação do envolvimento discente na pesquisa e na produção científica, além de despertar a vocação científica, incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação através da divulgação dos conhecimentos produzidos por meio dos projetos de pesquisa não somente entre a comunidade acadêmica, mas também entre a sociedade maranhense.

“O Seminário de Iniciação Científica é uma ação de popularização, disseminação e promoção da Ciência promovida pela UEMA que, ao divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação, sob orientação dos docentes da Universidade, valoriza e prioriza a preparação de nossos jovens por meio do conhecimento, para que sejam atores de destaque no esforço de melhorar os índices de desenvolvimento do Estado, trazendo mais qualidade de vida à nossa população” ressalta Monica Piccolo Coordenadora de Pesquisa – PPG/UEMA.

O ciclo 2019/2020 do Programa de Iniciação Científica contemplou, além do PIBIC (CNPq, FAPEMA, UEMA), os programas de PIBIC/Ações Afirmativas, o Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e alunos do Programa Voluntário de Iniciação Científica.

“Ao incentivar a comunidade acadêmica a publicar os trabalhos resultantes das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação Científica, a Universidade concretiza um de seus mais importantes desafios: potencializar a formação de pesquisadores que poderão contribuir decisivamente para o fortalecimento da Pós-Graduação do Maranhão” conclui Monica Piccolo, Coordenadora de Pesquisa – PPG/UEMA
– Acesse o volume com 23 artigos dedicados às pesquisas desenvolvidas nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra.
https://www.editorauema.uema.br/?page_id=212&idBook=183

– Acesse o volume com 20 artigos dedicados às pesquisas desenvolvidas nas áreas de Ciências Sociais e Aplicadas.
https://www.editorauema.uema.br/?page_id=212&idBook=184

– Acesse o volume com 20 artigos dedicados às pesquisas desenvolvidas nas áreas de Ciências Humanas.
https://www.editorauema.uema.br/?page_id=212&idBook=185

– Acesse o volume com 21 artigos dedicados às pesquisas desenvolvidas nas áreas de Educação, Linguística,Letras e Artes.
https://www.editorauema.uema.br/?page_id=212&idBook=186

Por Priscila Abreu



Últimas Postagens