Vasta programação marca primeiro dia do VI Café Internacional da UEMA

Por em 20 de julho de 2021

Nessa segunda-feira (19), foram iniciadas as atividades do VI Café Internacional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), evento organizado pela Superintendência de Relações Internacionais(ARI).

A Cerimônia de Abertura contou com a presença do Reitor da UEMA, Prof. Dr. Gustavo Costa; Vice-Reitor Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana; Superintendente de Relações Internacionais, Prof. Dr. Thales Passos de Andrade; Presidente da Associação Nacional dos Profissionais de Relações Internacionais, Carlos Rifan; Secretário Adjunto da Secretaria de Programas Estratégicos – SEPE, Sr. Geraldo Cunha Carvalho Junior; Vice-Presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI e Assessor-Chefe da Assessoria de Relações Externas da UNESP Prof. Dr. José Celso Freire Junior; Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Relações Internacionais e Docente da Universidade Federal de Roraima, Prof. Dr. João Carlos Jarochinski Silva.

Na ocasião, o Reitor Gustavo Costa falou sobre o percurso da internacionalização da UEMA. “Iniciamos nosso percurso trabalhando os elementos que definem, mas não limitam a internacionalização: cotutela, revalidação de diplomas, relacionamentos com outras instituições; publicações bilíngues, cursos de idiomas. Nós percorremos e conseguimos estabelecer, no âmbito da UEMA e junto aos nossos parceiros, a compreensão de que a internacionalização não é e não pode ser entendida como apenas um departamento da instituição, mas como um comportamento da instituição”, afirmou o prof. Gustavo Costa.

Para o Reitor, o Café Internacional “simboliza o momento dedicado a exaltamos os nossos compromissos institucionais com a internacionalização”. Além disso, Gustavo Costa mencionou o caráter virtual do evento, que permite que a universidade saia de limites físicos e geográficos e atinja a internacionalização. “[O Café] chega em formato digital, ampliado, para trazer uma mensagem inequívoca de que a internacionalização nos dá sentido de ação, nos coloca no tabuleiro universal na busca de conhecimento planetário e nos permite conhecer e participar da construção deste conhecimento que trará uma vida melhor e mais digna a todas as pessoas”, declarou.

O Superintendente de Relações Internacionais, Prof. Dr. Thales Passos de Andrade, reforçou o alinhamento do evento com o Plano de Internacionalização da UEMA: “O nosso sexto Café Virtual segue com o tema ‘Expandindo nossas mentes para as Relações Internacionais’ a fim de potencializar e tornarem mais transparentes os objetivos, ações e prazos existentes em nosso plano de Internacionalização”.

A programação seguiu com a palestra do Prof. Lucien Ahougan, Doutor em Relações Internacionais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, que contou sua trajetória pessoal e profissional. O Prof. Lucien é refugiado, tendo nascido na Costa do Marfim e se refugiado em Benin, para fugir da guerra civil. Decidiu vir ao Brasil em 2012, por seu país de origem ainda estar em situação de guerra.

Pela tarde, a Prof. Cristina Isabel Muñoz, da Universidade Santo Tomás (Chile), ministrou a palestra “Universidad Santo Tomás e Mobilidade Virtual”. A profa. Cristina é Coordenadora do Programa INILATmov+, voltado para mobilidade virtual de estudantes de graduação e pós- graduação. O programa é vinculado à Iniciativa Latino-Americana para Internacionalização da Educação Superior – INILAT.

Na palestra, a professora compartilhou as experiências iniciais do programa, além de ter dado alguns detalhes sobre curso de espanhol para a comunidade acadêmica da UEMA. A Universidade Santo Tomás e a UEMA estão em tratativas para a celebração de um Protocolo de Intenções.

Encerrando a programação do primeiro dia, o Prof. Dr. José Celso Freire Júnior falou sobre “Estratégia de Redes Internacionais de Pesquisa e das Alianças Globais de Pesquisa”, momento em que foram discutidas possibilidade de pesquisas. Além disso, o professor Celso trouxe as percepções de Internacionalização da UEMA com dados e informações obtidas na palestra que o professor José Celso ministrou em 2019, durante o V Café Internacional.

Para rever a programação do primeiro dia do Café Internacional, acesse:

Cerimônia de Abertura + Palestra “A importância das Relações Internacionais para a Humanidade”: https://www.youtube.com/watch?v=TIfAnjMl4O0

Palestra “Universidade de Santo Tomás e Mobilidade Virtual”: https://www.youtube.com/watch?v=NVa-aXuwTXQ

Palestra Magna: “Estratégia de Redes Internacionais de Pesquisa e das Alianças Globais de Pesquisa”: https://www.youtube.com/watch?v=aCzrydbWlzM

Por Alessandra Medina/ARI