Workshops Temáticos no último dia do VI Café Internacional

Por em 23 de julho de 2021

Aconteceu ontem, dia 22, o último dia da programação do VI Café Internacional, evento promovido pela Superintendência de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Maranhão (ARI/UEMA).

Professores da UEMA e convidados de instituições internacionais apresentaram Workshops Temáticos para mostrar ações que os pesquisadores da IES têm realizado com os parceiros internacionais.

No Workshop “Diversidades linguísticas e culturais em narrativas orais e escritas como vetor de desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais do Brasil (Maranhão) e Moçambique”, o Prof. Dr. José Antônio Vieira comentou sobre o projeto desenvolvido em conjunto com a Universidade Rovuma, em Moçambique, e com diversos pesquisadores do Brasil. O professor detalhou as ações já desenvolvidas e as planejadas. A ocasião contou com a participação do Prof. Dr. Eusébio André Pedro, da UniRovuma, que falou sobre atuação de Moçambique no projeto, além de ter dado informações sobre como funciona a Educação no país africano.

As atividades seguiram com o Workshop “Ocorrência simultânea de Ondas de Gravidade Atmosférica e Bolha de Plasma Equatorial perto do Equador Magnético em Abuja, Nigeria”. O Prof. Dr. A. Olayinka Olawepo, da University de Illorin, Nigéria, explicou a temática. A moderação foi feita pelo professor Prof. Dr. Ricardo Yvan de La Cruz Cueva, da UEMA. Na oportunidade, o prof. Ricardo apresentou a UEMA, as áreas de Excelência da universidade e as correspondências das áreas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O professor descreveu, ainda, a pesquisa realizada com a Força Área Brasileira, projeto no qual é o coordenador pela UEMA.

Pela tarde, Ricardo Cueva conduziu o workshop “Estudo da Maré Lunar e seu efeito na dinâmica do plasma Ionosférico”, com a presença do Prof. Dr. Jorge Samanes Cárdenas, Diretor de Astronomia e Ciências Espacial – Comissão Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Aeroespacial, Universidad de Conida, Lima, Peru.
Para finalizar a programação e o evento, a Cerimônia de Encerramento contou com a presença do Reitor da UEMA , Prof. Gustavo Costa, Vice-Reitor; prof. Walter Canales; Superintendente de Relações Internacionais, Prof. Thales Passos de Andrade; Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, prof. Nicodemos Costa; Diretor do curso de Relações Internacionais, prof. Thiago Allisson Cardoso e a Assessora Chefe na Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, prof. Ariadne Rocha.

Na Cerimônia, o prof. Thales Passos de Andrade agradeceu diversas instituições e associações nacionais e internacionais que fizeram parte o VI Café Internacional. Além, o prof. Thales relembrou o alinhamento do Café com o Plano de Internacionalização da UEMA. “Quando a UEMA passou adotar fortemente uma política de Internacionalização, expandiu-se o número de contatos e parcerias internacionais. Dessa vez nos reunimos seguindo um planejamento estratégico. Nós sabemos o que nós devemos fazer, para onde queremos chegar, seguindo nosso caminho, não o caminho de outra instituição, mas o nosso, dentro da nossa realidade, seguindo nosso planejamento. Nesse olhar, com certeza a Internacionalização dentro da nossa instituição, se houve a participação de todos, a respostas de todos, o envolvimento de todos, a internacionalização dentro da nossa instituição passará a ser o comportamento, o normal, como o que está acontecendo nesse momento”, explicou o professor.

O Reitor Gustavo Costa encerrou o momento destacando a importância da realização do evento. “O Café Internacional é uma marca. É simbólica a sua realização. Já tivemos edições presenciais, com públicos maiores e menores, e este, ainda em razão da pandemia, em formato remoto, mas que nos faz presentes, que nos coloca reunidos para uma discussão, para uma reflexão, e principalmente para percebermos como levar isso para nossa ação cotidiana”, finalizou.

Para assistir aos workshops e a Cerimônia, acesse:

Workshop Temático: Diversidades linguísticas e culturais em narrativas orais e escritas como vetor de desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais do Brasil (Maranhão) e Moçambique: https://www.youtube.com/watch?v=AAQeOLlk2Vc

Workshop Temático: Ocorrência simultânea de Ondas de Gravidade Atmosférica e Bolha de Plasma Equatorial perto do Equador Magnético em Abuja, Nigeria (Ministrado em Inglês): https://www.youtube.com/watch?v=J2sofsTqQeo

Workshop Temático: Estudo da Maré Lunar e seu efeito na dinâmica do plasma Ionosférico: https://www.youtube.com/watch?v=0jDrPvRWaqA

Cerimônia de Encerramento: https://www.youtube.com/watch?v=9axa8hVpqng

Por Alessandra Medina/ARI