I PLAMEFITO reuniu pesquisadores e profissionais do Brasil e Chile


Por em 23 de agosto de 2021



                                                               

I Workshop de Plantas Medicinais e Fitoterápicos da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) Campus Coroatá (I PLAMEFITO) encerrou nesse final de semana e contou com a participação de profissionais da área de saúde de várias partes do Brasil e do Chile.

O surgiu como uma atividade relacionada ao projeto de extensão intitulado: Farmácia Natural em Unidades Básicas de Saúde no Interior do Maranhão, realizado por docentes e discentes do campus.

O evento ocorreu nos dias 20 e 21 de agosto. No primeiro dia, a Profa. Dra. Lis Marinho que falou sobre Fitoterapia e saúde da mulher e a Profa. Dra. Maria dos Remédios da Silva Lira abordou o tema Tratamento de feridas com fitoterápicos, além disso,  o Prof. Dr. Antônio Carlos Seixlack que discorreu sobre Prescrição de fitoterápicos na atenção primária de saúde no Brasil.

No último dia, o Prof. Dr. Pedro Everson Alexandre de Aquino abordou o tema da sua pesquisa, o Estudo do efeito Neuro protetor do óleo de Cannabis sativa em modelos de indução de crises epiléticas (Kindling), e a Profa. Daniela Lagos apresentou “Cannabis – uma planta milenar em tempos atuais da prescrição ao acesso”.

O IPLAMEFITO promoveu o encontro de acadêmicos, profissionais atuantes e comunidade em geral, gerando debates, discussões e reflexões sobre estratégias de cuidado em saúde com a utilização de plantas medicinais e fitoterápicos. Uma temática que desperta curiosidade, e se faz necessário o olhar crítico com base na ciência pelo profissional da área de saúde para agregar o uso dos fitoterápicos e das plantas medicinais aos cuidados com o paciente.



Últimas Postagens