Tem início o I Seminário Interdisciplinar de Estágio Supervisionado Ensino Médio dos Cursos de Letras e Música

Por em 4 de agosto de 2021

Na tarde de ontem(3), aconteceu a solenidade de abertura do I Seminário Interdisciplinar de Estágio Supervisionado Ensino Médio dos Cursos de Letras e Música.

O evento, que é promovido pelos cursos de Letras e Música do Campus Paulo VI, tem como objetivo criar um espaço de reflexão interdisciplinar sobre educação, língua portuguesa, literatura, música e demais expressões artísticas da atualidade às práticas sociais e culturais no contexto do estágio supervisionado.

Para a pró-reitora de Graduação da UEMA, Fabíola Santana, que esteve presente na abertura, o evento é uma iniciativa fundamental para tratar das atividades práticas de estágio que também foram afetadas pela pandemia.

“Todos os paradigmas da prática de estágio foram modificados por causa da pandemia, uma vez que nós precisamos, a fim de assegurar o nosso direito à vida, mudar a nossa forma de pensar o estágio e ofertar a possibilidade de realização dessa etapa prática dos cursos de Licenciatura em novo formato”, comentou.

Já a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais da UEMA, Goretti Cavalcante, mencionou os receios que o momento atual causaram nas atividades de ensino e práticas de estágio.

“Neste evento, vão acontecer relatos de experiências, apresentação de trabalhos e outras atividades. Isso é um produto que resultou de um momento difícil e que foi levado muito a sério, trazendo novo aprendizado para as pessoas. Começamos a utilizar meios, que achávamos que serviam apenas ao entretenimento, para produção de conhecimento”, enfatizou.

A diretora do Curso de Letras, Mary Joyce Paranaguá, ressaltou que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foi crucial neste tempo de pandemia para que as atividades de estágio fossem realizadas.

“As experiências que os alunos de Letras e de Música tiveram durante os estágios foram riquíssimas. Os estudantes das escolas públicas abrilhantaram os projetos didáticos feitos pelos nossos alunos do Curso de Letras, pois foram capazes de produzir coisas muito interessantes mesmo de modo remoto”, disse.

O primeiro dia do evento foi marcado por apresentação musical, comunicações orais e pela palestra “Educação na Era Digital: reflexões sobre as TICS no Estágio Curricular Supervisionado”, ministrada pela coordenadora geral do UEMAnet, Ilka Serra.

O evento prossegue até amanhã (5) com mais relatos de experiências.

A solenidade de abertura conferida no canal Letras Cecen, via plataforma Youtube.

Por Débora Souza