UEMA concede título de Doutor Honoris Causa para o professor Amartya Kumar Sen

Por em 2 de agosto de 2021

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realiza, dia 09 de agosto, às 14h, solenidade virtual de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa ao professor, pesquisador e economista Amartya Kumar Sen, que também recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 1998. O momento será transmitido pelo canal do Youtube do UEMAnet (www.youtube.com/c/uemanetoficialead).

A outorga do título de Doutor Honoris Causa, por parte da universidade, é reservada às personalidades que contribuíram e contribuem para educação, para as ciências, para a cultura e para as artes.

Sobre o professor

Amartya Kumar é pesquisador, professor e economista indiano, conhecido, principalmente, por seu trabalho e contribuição para a área econômica voltada para o bem-estar social. Um dos grandes defensores de que a política fiscal implementada pelo estado deve ser voltada para o combate da desigualdade.

Formado em economia na década de 50, Amartya teve a maior parte de sua trajetória ligada a carreira acadêmica. Foi professor de importantes instituições dos Estados Unidos, Índia e Europa. Foi o primeiro Presidente da Associação Econômica Americana, que não nasceu nos Estados Unidos.

Em 1990, foi um dos criadores do IDH, que foi uma nova maneira de medição do desenvolvimento das nações, que considerava não apenas os fatores econômicos, mas também os sociais. Além disto, o economista é um dos fundadores do Instituto Mundial de Pesquisa em Economia do Desenvolvimento.

Ele também ocupou o cargo de presidência na Sociedade Econométrica; na Associação Econômica Indiana; e na Associação Econômica Internacional. O economista ainda é Conselheiro Honorário da OXFAM.

Autor de mais de 20 livros, sendo parte deles traduzida para mais de 30 línguas.

Além de tudo isso, Sen também é destaque por ser o primeiro ganhador do Prêmio Nobel de Economia nascido em um país subdesenvolvido.

Por Paula Lima