UEMA e PNUD buscam parceria Interinstitucional para implementação da agenda 2030

Por em 27 de agosto de 2021

“Nós temos uma agenda desafiadora para a humanidade, principalmente com o advento da pandemia”, afirmou o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa, durante reunião com o Maurilo Oliveira, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – Escritório PNUD Piauí; e a Assessoria Especializada na Articulação dos ODS na Uema, que aconteceu na última quarta-feira (25).

A reunião entre a UEMA e PNUD teve como propósito a identificação de ações convergentes às missões institucionais.

Para o reitor Gustavo Costa, as ações desenvolvidas pela UEMA estão alinhadas aos propósitos do PNUD da Agenda 2030.

“Não há sentido uma intervenção institucional, seja no processo da formação de profissionais, seja no processo de geração de conhecimento, sem que esteja absolutamente comprometido com os objetivos de um mundo sustentável, mais justo, mais inclusivo, menos desigual”, disse o reitor.

A institucionalização das ações da Agenda 2030 e os ODS, por meio da determinação do Biênio 2021-2022 dedicado aos ODS e a criação da Assessoria de Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS UEMA, permitirá o alinhamento dos diversos setores e seguimentos da Universidade aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Segundo Maurilo Oliveira, as ações da UEMA descritas no Plano de Ação ODS da instituição estão em sintonia com a visão e missão que o PNUD e todas as
agências da ONU trabalham.

“É um desafio muito grande conseguirmos estreitar esse diálogo, principalmente com a academia, onde se produz conhecimento, pesquisa e, principalmente, discute-se políticas sociais de uma forma mais engajada. Nós precisamos demais desse engajamento e isso para o PNUD é fantástico, se conseguirmos trazer esse diálogo de forma mais efetiva pra dentro das Instituições”, pontuou.

A apresentação do Plano de Ação ODS Uema, foi realizada por Ariadne Rocha, Chefe da Assessoria de Articulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS Uema, com a presença de Cláudia Costa, Assessora Técnica e Elitiel Guedes, Assessor de Comunicação.

Por: Elitiel Guedes/ODS UEMA