UEMA entrega edições do primeiro livro infantojuvenil em Libras produzido no Maranhão

Por em 3 de agosto de 2021

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, entregou o livro “A lenda e as histórias de Ana Jansen” para um dos autores da obra, Rubens Almeida. A obra é trilíngue (Libras, Português e Inglês), contendo ilustrações feitas pelo ilustrador surdo Fábio Selani em homenagem ao líder surdo Telasco Pereira Filho, sendo o primeiro livro infantojuvenil em Libras produzido no Estado. Uma história em quadrinhos, onde o personagem é o próprio Telasco.

Parceira na produção do livro, a Universidade imprimiu mil exemplares para distribuição nos campi da Instituição e para suprir as bibliotecas das escolas bilíngues do Maranhão e demais escolas inclusivas.

“A UEMA teve a satisfação e a honra de participar desse projeto. Foi uma homenagem a um tio-avô meu, que foi um dos precursores da educação de surdos. Isso me liga afetivamente a esse projeto. Mas, a nossa Universidade está sentindo um grande dever por também ser uma Instituição de conhecimento, de divulgar e difundir esse livro, ao distribuir para suas bibliotecas nos seus campi, assim como a SEDUC distribuirá para as escolas. Um livro que eu recomendo e tenho certeza que vai fazer uma grande diferença na formação dos jovens maranhenses”, disse o reitor Gustavo Costa.

O livro faz parte do projeto “Escreva em Libras Maranhão”, realizado pelo Centro de Ensino e Apoio a Pessoa com Surdez – CAS da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, coordenado pelo professor Rubens Almeida obteve apoio de muitas pessoas altruístas, generosas e talentosas que usaram de seu tempo e habilidades para alcançar o objetivo de tornar “A lenda e as histórias de Ana Jansen” acessível.

“O autor do livro é Beto Nicácio, que publicou um gibi e ele converteu esse gibi em vídeo. O que fizemos foi fazer a adaptação desse vídeo para a língua de sinais, na forma escrita (sistema SignWriting). E é maravilhoso receber o livro para que possamos distribuir nas escolas. Agradecemos imensamente o reitor por proporcionar essa acessibilidade às crianças surdas”, destacou Rubens Almeida.

Na ocasião, estava presente, ainda o professor Claudio Jorge, surdo, que já atua nessa área há mais de 30 anos. Ele destacou a importância desse trabalho: “O livro tem como foco as crianças surdas, com a escrita. Porque o surdo ele tem dificuldades com a língua portuguesa diferente dos ouvintes. Ele não consegue fazer uma relação com a Língua Portuguesa, mas por meio da escrita de sinais, pela sua relevância, pela forma clara de se comunicar poderá ajudar o surdo a se desenvolver. E é necessária haver essa acessibilidade. A Língua Brasileira de Sinais faz isso. Não é só copiar, a criança precisa dessa acessibilidade para o crescimento, da pedagogia e a Libras fomenta isso e melhora a educação e percepção delas”.

Por Paula Lima

Fotos: Luís Paulo