Alunos do PROFITEC conquistam bolsas de Extensão e Iniciação Científica da IES

Por em 10 de setembro de 2021

Primeiras turmas do novo programa da UEMA iniciaram em Setembro do ano passado

Alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia do Programa de Formação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (PROFITEC/UEMA) conquistam bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão(PIBEX) e do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da IES.

O PROFITEC é o mais novo programa de Formação da UEMA cujas aulas iniciaram em setembro de 2020, com três cursos: Curso Superior de Tecnologia em Redes e Computadores, Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores e Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Qualidade.

Os alunos do PROFITEC contemplados com bolsas do PIBEX foram: a aluna do CST em Design de Interiores-Campus São Bento, Francisca Camila Ferreira Bento, com o projeto “Uma análise da importância do conforto ambiental no espaço residencial durante a pandemia”, sob orientação do prof. Inácio Loiola; a estudante do CST em Design de Interiores- Campus Timon, Iara Morgana Conceição Santos, com o projeto “Aplicação dos princípios do Desenho Universal no Campus Timon da UEMA”, sob orientação do prof. José Agnaldo; as discentes do CST em Redes de Computadores- Campus Caxias, Paloma de Sousa Carvalho, e Delma Conceição Rodrigues, do CST em Redes de Computadores-Campus Santa Inês,  com o projeto “Ensinar Programação para crianças do Ensino Fundamental através das ferramentas Lightbot, Scratch e VisualG”, sob orientação dos professores Pedro Brandão e Lúcio Campos;  a discente do CST em Rede de Computadores – Campus Caxias, Jacqueline Oliveira Castro, com o projeto “Uso de simuladores virtuais gratuitos para práticas de Física aplicada à computação de professores e alunos em nível de Ensino Médio em escolas públicas”, sob orientação dos professores José Pinheiro e Pedro Brandão; e o estudante do CST em Rede de Computadores – Campus Caxias, Francisco Cândido Ferreira Neto, com o projeto “Exelearning: uma ferramenta no auxílio ao processo ensino e aprendizagem mediado por computador”, sob orientação do prof. Cícero Quarto.

No PIBIC, o contemplado foi o estudante do CST em Redes de Computadores -Campus Caxias, Francisco Araújo Pinheiro, com o projeto “Desenvolvimento de comandos eletroeletrônicos aplicado à computação por meio de simuladores virtuais”, sob orientação do prof. José Pinheiro. O discente do Campus  Timon para a bolsa do projeto “Saúde urbana no Brasil: O contexto de vida no lugar onde se vive. O território de e pós pandemia”, orientado pela profa. Ingrid Braga, ainda não foi definido.

Para o coordenador geral do Profitec, Lúcio Campos, essa conquista rompe uma fronteira relacionada aos programas especiais da universidade.

“Os alunos do PROFITEC achavam que não poderiam participar do PIBIC ou PIBEX por imaginarem que esse tipo de bolsas só eram destinadas aos alunos dos cursos de graduação regulares, mas agora eles sabem que existe essa possibilidade e que é direito deles porque também fazem parte dos cursos de graduação. Dos projetos submetidos pelos professores participantes do PROFITEC com o intuito de envolver os alunos do programa, 90% foram aprovados”, explicou.

Para a bolsista Jacqueline Castro, participar de atividades de extensão universitária é uma oportunidade única e vantajosa.

“Eu sei o peso que é ingressar em atividades extracurriculares referentes à pesquisa e extensão e, a cada dia que passa, meu desejo de continuar é maior, apesar de todas as dificuldades encontradas pelo meio do caminho a satisfação de vencer cada degrau e a experiência que eu ganho com tudo isso é fascinante”, comentou.

Os cursos do PROFITEC têm duração de 2 anos e 6 meses a 3 anos e são ofertados nos campi Bacabal, Caxias, Grajaú, São Bento, Santa Inês e Timon.

De acordo com Lúcio Campos, há previsão de novas turmas para 2021 e da oferta de um novo curso no Campus Balsas: O Curso Superior de Agrocomputação.

Por Débora Souza