Obra na UEMA é construída com recursos de emenda

Por em 17 de setembro de 2021

Nesta quinta-feira (16), o deputado federal Marreca Filho visitou a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com o objetivo de conhecer e entregar duas salas construídas em anexo ao prédio do Núcleo de Tecnologia para a Educação (UEMANET), campus Paulo VI, com recursos de emenda parlamentar no valor de 300 mil reais.

O político primeiro se reuniu com o reitor Gustavo Costa, no gabinete da reitoria e, em seguida, se dirigiu ao local da obra.

O deputado informou que há um grande empenho da bancada maranhense em contribuir com a educação no Maranhão, tendo em vista os avanços do ensino a distância, que vem ocorrendo nos últimos anos, instrumento importante para a inclusão de jovens e adulto no sistema educacional. “Me sinto muito feliz em contribuir com essa emenda para ampliar a estrutura do prédio do UEMANET. Estamos vendo in loco o resultado da obra e constatando que os recursos foram aplicados de forma correta”, disse o deputado. E declarou: “Temos que investir em educação porque esse é um gesto que beneficia crianças e jovens que no futuro estarão à frente do nosso estado e, além disso, vamos trabalhar juntamente com a bancada para trazer recursos para equipar a UEMA e melhorar a estrutura do UEMANET em equipamentos”.

O professor Gustavo Costa explicou que a presença do deputado Marreca Filho é muito importante para a UEMA, porque veio entregar uma obra de ampliação do UEMANET, a partir de uma emenda, que foi possível construir dois espaços que servirão para o desenvolvimento de tecnologias educacionais. O reitor disse ainda que a primeira parte já está pronta e agora vai para a segunda etapa, que será a dotação das salas com os equipamentos, que segundo ele, os recursos já estão assegurados. “A partir de agora vamos desenvolver a implementação dos espaços e disponibilizá-los para os nossos estudantes e professores”. E concluiu: “Quero só mais uma vez ratificar a importância das iniciativas dos deputados federais que compõem a bancada federal maranhense, no sentido de apoiar a universidade, destinando recursos para o seu desenvolvimento institucional”.

De acordo com a professora Ilka Serra, coordenadora geral do UEMANET, as duas salas servirão de laboratórios para o desenvolvimento de tecnologias educacionais, que darão suporte aos técnicos, com vistas ao atendimento a alunos e professores, visando a implementação dessas tecnologias aplicadas na instituição por meio do ensino a distância.

A professora disse que é um momento de muita satisfação receber estas salas porque servirão como laboratórios, que têm importância significativa para a UEMA, mas, principalmente, para servir à população do Maranhão. “Considero essas ações que envolvem a UEMA e os parlamentares de nosso estado muito relevantes, de forma que eles vejam a educação como algo democrático e acessível a todos”, destacou a professora. Ela acrescentou ainda que “a UEMA trabalha nessa perspectiva de democratizar a educação e, através dessas tecnologias, que atualmente são cada vez mais indispensáveis, é que nós acreditamos que conseguiremos essa missão”, aponta Ilka.

Por: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho