Professor da UEMA participa de estudo para produção de Sumário Executivo de Relatório de Referência sobre a Amazônia


Por em 21 de setembro de 2021



                                                           

O professor do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão e membro do Painel Científico para a Amazônia, Celso Henrique Leite Silva Junior, participou de estudo que resultou no Sumário Executivo de Relatório de Referência sobre a Amazônia.

Com mais de 200 renomados cientistas da Amazônia e parceiros globais, o Painel Científico para a Amazônia desenvolveu uma avaliação científica abrangente de referência sobre o estado da Bacia Amazônica. O processo incluiu diálogos com Povos Indígenas e comunidades locais sobre as ameaças que eles estão enfrentando, e oferece soluções e trajetórias em direção a um desenvolvimento sustentável para prevenir eventos catastróficos.

Como uma avaliação científica única do estado   da   Bacia   Amazônica,   as   recomendações   do Relatório oferecem caminhos ao desenvolvimento sustentável para formuladores de políticas e governos e um apelo enfático por ações imediatas.

O Relatório do SPA fornece uma visão sistemática sobre o estado dos ecossistemas e dos povos da Amazônia e oferece aos formuladores de políticas públicas recomendações para a conservação da Amazônia baseadas na ciência, enquanto avança nos caminhos de desenvolvimento sustentável para a região. O Relatório do SPA destaca a importância da ciência, tecnologia, inovação, e dos Povos Indígenas e do Conhecimento local para orientar tomadas de decisões e a formulação de políticas.

Sobre o SPA

O Painel Científico para a Amazônia (SPA) é convocado sob os auspícios do Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável (SDSN), e foi estabelecido após líderes da Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guyana, Peru e Suriname e assinarem o Pacto de Letícia para a Amazônia, em setembro de 2019. O acordo compromete os governos do sete nações para conservar a Amazônia e seus tesouros da biodiversidade. O documento destaca a importância da pesquisa, tecnologia e da gestão do conhecimento para orientar a tomada de decisões em relação à Amazônia. O SPA é inspirado neste chamado. O Relatório do SPA é de envolvimento de múltiplas vozes no desenho e geração colaborativos de conhecimento.

Saiba mais AQUI.



Últimas Postagens - Array / noticias-uema