Reitor participa de reunião com representante da UNICEF

Por em 22 de setembro de 2021

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, participou na manhã desta quarta-feira (22), de reunião com a representante da UNICEF no Maranhão, Ofélia Silva. Participaram também da reunião o vice-reitor, Walter Canales Sant’Ana, a assessora Assessoria Especializada na Articulação dos ODS na UEMA, Ariadne Rocha e a assessora técnica da ODS, Cláudia Costa.

A reunião teve como objetivo apresentar a universidade, as atividades desenvolvidas, o plano de ação da ODS e institucionalizar parcerias.

“Apresentamos um pouco do que tem sido feito na universidade, especialmente em relação aos objetivos do desenvolvimento sustentável e em relação às ações que são convergentes para a defesa e promoção dos direitos da infância e adolescência, projetos compatíveis ao trabalho da UNICEF. A UEMA está se colocando a disposição e deseja integrar esse esforço coletivo para a promoção da erradicação da pobreza, no combate as desigualdades e na proteção das crianças e adolescentes. O dia de hoje foi um pontapé inicial muito promissor nesse sentido”, afirmou o reitor da UEMA, Gustavo Costa.

Segundo a assessora da Assessoria Especializada na Articulação dos ODS na UEMA, Ariadne Rocha, a reunião foi fundamental para o alinhamento de intenções a serem desenvolvidas em parceria com o UNICEF em articulação com os municípios. “Existe a possibilidade de parcerias e a universidade conhecendo as ações da UNICEF pode inserir melhor nesse processo e atuar de forma direcionada nos municípios para alcançar os indicadores necessários”, disse.

A representante da UNICEF, Ofélia Silva, destacou a importância da possibilidade de parceria com Universidade: “A UEMA é uma das instituições com maior capilaridade em termos de fazer chegar ao interior do estado capacidades, competências, habilidades que são essenciais para o desenvolvimento, a inclusão social e a justiça, é tudo que o UNICEF quer para as crianças e adolescentes. Nós discutimos hoje, por exemplo, como articular os nossos programas em torno do selo UNICEF, que trabalha com indicadores de saúde, de educação, de enfrentamento a violência, então a possibilidade de ter esse trabalho junto com a UEMA e fortalecer a capacidade de gestão municipal em todos os municípios do maranhão seria uma ação estratégica fundamental”.