UEMA abre inscrições para submissão de produções textuais no formato de cartas à Freire


Por em 3 de setembro de 2021



                                     

O educador Paulo Freire, um dos mais importantes intelectuais brasileiros, declarado em 2012 pela Lei nº 12.612 o Patrono da Educação brasileira, com enorme reconhecimento internacional, faria, em 2021, 100 anos. Muitas atividades e escritos em sua homenagem têm sido organizados, como uma forma de homenagear e dar o devido mérito a todo o legado deixado por esse grande educador e pesquisador brasileiro.

Nessa perspectiva, surgiu o projeto “Círculos de Cultura, diálogos com Freire”, organizado pela Profa. Dra. Deuzimar Costa Serra e Profa. Me. Heloísa Varão, com o objetivo de refletir sobre a importância da contemporaneidade de Paulo Freire e suas contribuições para a educação, o ensino, pesquisa e extensão vinculadas à realidade, apontando o movimento dialético e crítico entre saberes e experiências para a transformação social, cultural e educacional, para esperançar e resistir em tempos de crises e incertezas.

Nesse contexto, a Editora UEMA – Eduema, em parceria com o referido projeto, abre chamada para submissão de produções textuais no formato de cartas à Freire, resenhas, resumo expandido, relatos de experiências sobre as obras e temas dialogados durante o “Círculo de Cultura”, envolvendo temáticas atuais, relacionadas à pedagogia freiriana. A iniciativa pretende materializar a forte presença de Paulo Freire em projetos comunitários, executados por professores, estudantes e agentes sociais que encontram nos pressupostos freirianos motivação e esperança para transformarem a realidade em que atuam.

Para submissão dos trabalhos acesse o link: https://forms.gle/CHseduaVYTQ3BGjJ8, de 04 de setembro a 31 de outubro. Os textos selecionados farão parte do e-book (volume 1), cuja publicação está prevista para o final de dezembro de 2021.

Relação dos temas trabalhados nos Círculos de Cultura para nortear as produções textuais no formato de cartas à Paulo Freire, resenhas, resumo expandido e relatos de experiências:

  1. Ações do Centenário Paulo Freire/Razões pra comemorar 100 anos de Paulo Freire;
  2. Por que Paulo Freire incomoda?
  3. Pedagogia do Oprimido;
  4. Pedagogia da Autonomia;
  5. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra X Método de Paulo Freire;
  6. Pedagogia da Indignação;
  7. Política e Educação;
  8. Círculo de Cultura sobre Paulo Freire e a revolução digital;
  9. Educação e Mudança;
  10. “Educação na cidade”;
  11. “Medo e Ousadia”;
  12. “Educação como prática da liberdade”;
  1. Pedagogia da Esperança;
  2. Pedagogia da Tolerância;
  3. Círculo de Cultura sobre o Aprender no entardecer na “Sombra desta mangueira”;
  4. Educação Ambiental Freiriana;
  5. “Extensão ou comunicação?”
  6. Alfabetização e Letramento e as experiências de Extensão na UEMA;
  7. Alfabetização Educadora.

Saiba mais AQUI.



Últimas Postagens