UEMA Campus Pedreiras Coorganiza evento internacional sobre leitura e produção de conhecimento no ensino superior.

Por em 9 de setembro de 2021

Nos próximos dias 16 e 17 de setembro será realizado em formato online o XIII Seminário Internacional sobre Leitura e Produção no Ensino Superior – SLEPES (inscreva-se aqui). O evento será composto por palestras, mesas e apresentações de trabalhos.

A realização do SLEPES faz parte de ações do protocolo de intenções internacionais assinado com universidades moçambicanas e a UEMA, bem como, dos projetos de pesquisa “Diversidades linguísticas e culturais em narrativas orais e escritas e o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais no Maranhão”, e de extensão “Língua e cultura em comunidades tradicionais do Brasil, Peru e Moçambique”.

O tema geral proposto nesta edição é: “A escrita académica, a oralidade e a cultura dos povos na produção do conhecimento na universidade contemporânea”. A partir desta temática geral, a programação do seminário interessa-se em discutir trabalhos de pesquisa com mesmos enfoques abordados na edição anterior deste seminário, nomeadamente:

a. Que teorias e reflexões estão sendo produzidos em diferentes áreas e quais sustentam as pesquisas de estudantes em diferentes áreas de formação universitária?

b. Quais pesquisas e conhecimentos estão a ser produzidos com vista ao desenvolvimento da sociedade na qual estamos inseridos?

c. Como é aliada a teoria e as práticas? Que desafios e dificuldades permeiam a produção de conhecimento no ensino superior?

d. Quais são as principais dinâmicas, vivências ou experiências de escrita e produção de conhecimento no contexto do ensino superior.

e. Que percepções existem sobre a formação e competências para a produção de conhecimento no ensino superior?

f. Que lugar ocupam os saberes da oralidade na produção acadêmica em diferentes áreas?

O professor José Antônio Vieira, coordenador dos projetos, e correalizador do evento apontou a importância da participação dos alunos em eventos que promovam a discussão sobre leitura e produção de conhecimento em conjunto com pesquisadores de instituições de outros países “Convido a toda comunidade acadêmica para se inscrever neste evento interdisciplinar”, disse.

Esse seminário, voltado para a leitura e escrita no ensino superior não está restrito, e nem se destina, somente, aos profissionais da área de Letras. É um evento interdisciplinar e internacional cujo interesse se concentra na leitura, escrita e produção em várias áreas de conhecimento.

Confira aqui a programação completa

Por: Walline Alves