Vinte estudantes da UEMA iniciaram curso on-line de Espanhol na Universidade Santo Tomás

Por em 3 de setembro de 2021

No dia 24 de agosto, estudantes da Universidade Estadual do Maranhão iniciaram curso de espanhol realizado pela Universidade Santo Tomás, no Chile. No curso on-line, os alunos estão trabalhando aspectos básicos da comunicação em espanhol, como apresentação pessoal, números, saudações etc.

Vinte estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UEMA foram nomeados para participar das aulas. A Superintendência de Relações Internacionais foi responsável por realizar a indicação dos estudantes.

Adriel Gonçalves, estudante de Administração, relata com entusiasmo a primeira impressão do curso. “A aula foi bem produtiva, o professor fez uma dinâmica para ver quais palavras nós sabemos em espanhol, quais personalidades hispanofalantes nós conhecíamos, além de ver algumas curiosidades sobre o Chile que nós (estudantes) sabíamos. A aula foi toda ministrada em Espanhol, mas o professor deixou bem claro que qualquer coisa que nós não entendêssemos, ele falaria em português. A primeira aula foi bem dinâmica e ficou claro que haverá bastante aprendizado, tanto da língua espanhola quanto sobre o Chile”, explica o estudante.

O curso foi anunciado durante o VI Café Internacional da UEMA pela profa. Cristina Isabel Muñoz, da Universidade Santo Tomás e Coordenadora do Programa INILATmov+ de intercâmbio virtual, programa da Iniciativa Latinoamericana para a Internacionalização do Ensino Superior – INILAT.

A expectativa é que os estudantes que finalizem o curso possam estar aptos a participar de mobilidade virtual na Santo Tomás nos próximos semestres.

Para fortalecer a parceria entre as instituições, a UEMA, por meio da Superintendência de Relações Internacionais, está realizando reuniões estratégicas para o oferecimento de curso de português para estrangeiros. Foi realizada reunião para apresentação do curso para a Universidade Santo Tomás, estando presentes a equipe da Superintendência, o Diretor de Projetos Internacionais da UST, prof. Roberto Lafontaine Infante, e a profa. Cristina Isabel Muñoz.

Por Alessandra Medina