Governador e reitor da UEMA entregam reforma e ampliação da biblioteca do Campus Timon

Por em 1 de outubro de 2021

O Governador Flávio Dino e o reitor da UEMA, Gustavo Costa, inauguraram, nesta sexta (01), a Biblioteca Prof.José de Ribamar Dias Carneiro no Campus Timon, com uma área de 185m2, sendo 91m2 de ampliação da antiga biblioteca. O espaço possui acervo, sala de estudos individuais, salão de leitura com mesas coletivas e salão de leitura com pufes.

A reforma e ampliação da biblioteca beneficiará alunos dos cursos presenciais de Administração, Ciências Contábeis, Letras e Pedagogia. Além dos cursos a distância de Administração Pública Bacharelado, Pedagogia Licenciatura, Filosofia Licenciatura, Geografia Licenciatura, Música Licenciatura, Tecnólogo em Gestão Comercial, Tecnólogo Segurança do Trabalho, Especialização em Educação Especial/Inclusiva, Técnico em  Informática e em Hospedagem.

A ação foi feita por meio do Projeto Metodologias Ativas, que segundo o vice-reitor Walter Canales, “é uma maneira moderna e atualizada nessa relação ensino aprendizagem. Estamos, assim, preparando professores e os espaços adequados para que sejam implantadas essas metodologias e essa biblioteca é resultado disso. Além desse espaço, estamos trabalhando nesse sentido com laboratórios de informática e salas de aula, que chamamos de inteligente, ou seja, que usam a tecnologia de maneira muito mais apropriada do que nas salas de aula convencionais”.

De acordo com o reitor Gustavo Costa, essa iniciativa era um sonho agora realizado. “O espaço da biblioteca reformado, bonito e funcional dará aos nossos alunos melhores condições para que eles desenvolvam suas pesquisas e estudos”, disse ele.

Para a Diretora do Campus, Edite Sotero Leal, “estamos realizando um sonho. Os alunos são merecedores de uma biblioteca dessa magnitude, onde podem socializar e buscar o conhecimento”.

A viúva do Prof.José de Ribamar Dias Carneiro, nome dado à biblioteca, Florencia, se emocionou com a homenagem. “Apesar da perda, a tristeza, eu estou lisonjeada. Mistura de emoção com gratidão. Uma alegria saber que ele está sendo reconhecido pelo trabalho dele, lembrado pelos alunos, pelos professores, pela Universidade”.

“Momento de alegria e também de muita saudade. Essa homenagem ao professor Ribamar, que sempre nos inspirou. E para nós alunos receber a biblioteca com toda essa estrutura nos incentiva mais ainda na busca do conhecimento e mostra o quanto a UEMA está investimento na educação de nós maranhenses. É isso é muito importante”, realçou Lucas Vinicius, acadêmico do curso Letras.

Por Paula Lima

Fotos: Luís Paulo Sousa