Mais de 400 formandos da UEMA colam grau em cerimônia virtual

Por em 27 de outubro de 2021

Nesta quarta (27), a Universidade Estadual do Maranhão formou 450 novos profissionais de diversas áreas, referente a 2021.1. Durante a Cerimônia Virtual de Colação de Grau, celebraram a conquista do diploma universitário, concludentes dos campi São Luís, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Grajaú, Itapecuru, Pedreiras, Santa Inês, São João dos Patos, Timon e nos polos EaD de Açailândia, Alto Parnaiba, Carolina, Carutapera, Fortaleza dos Nogueiras, Porto Franco, São Bento e Viana.

450 formandos, distribuídos nos cursos de Administração; Administração Pública; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Curso de Formação de Oficiais – Corpo de Bombeiros; Curso de Formação de Oficiais – Polícia Militar; Direito; Engenharia Civil; Engenharia da Computação; Engenharia de Pesca; Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Medicina; Medicina Veterinária; Zootecnia; Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Agronegócio; Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial; Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho.

“A colação de grau é o momento apoteótico, um dos momentos em que a Universidade mais mostra, se revela essencial para uma sociedade. Além da sua tarefa de produzir e disseminar conhecimento, a Universidade prepara cidadãos e cidadãs para a vida e para o exercício de uma profissão numa perspectiva humanista, de universalidade, em busca da verdade acadêmica, a verdade trazida pelo conhecimento. É com alegria, que a UEMA, às vésperas de completar 40 anos, devolve para a sociedade, para o povo do Maranhão 400 novos profissionais nas suas mais variadas áreas de formação e do conhecimento. Profissionais que a partir desse momento assumem a responsabilidade de serem o presente e o futuro, de serem a mudança que sempre desejaram”, disse o reitor Gustavo Costa.

O Diretor do Campus Santa Inês, Josimar Porto, representando todos os diretores de campi participantes da cerimônia, parabenizou aos formandos e deu um alerta para que deixem uma marca no mundo, tornando-o melhor: “A nossa vida é uma caminhada numa estrada obscura, quase sempre repleta de armadilhas, que muitas vezes nos impedem de seguir, vide a pandemia da COVID-19. Vocês já percorreram um longo trecho desse caminho e, com certeza, perceberam que não foi fácil chegar até aqui. Vocês são vencedores porque estão aqui. A caminhada continua e de cabeça erguida enfrentem as próximas batalhas que virão, lutem, trilhem o caminho do bem. com ética profissional, coloquem-se em prol de uma humanidade mais justa, fraterna e igualitária. Doe-se para um mundo melhor”.

A Oradora oficial, Jessica Marcelly Cavalcante Lima, do Curso de Engenharia Produção do Campus São Luís, representando todos os formandos, comentou sobre o sentimento de dever cumprido e da saudade de tudo que viveu na graduação.

“Hoje nos despedimos com a certeza de um dever cumprido. Mas, em breve, tentaremos esconder de todos os sentimentos saudades da UEMA, afinal aqui passamos a maior parte do tempo nos últimos anos. Sentiremos saudades de todos os cantos desse lugar, onde de alguma forma fomos felizes. Chegamos ao fim dessa etapa. Quero parabenizar a todos os formandos, que sejamos grandes profissionais, grandes atores de nossas trajetórias, mas, sobretudo, que sejamos grandes seres humanos”, destacou ela.

A formanda Letícia Pereira Martins, do Curso de Medicina do Campus Caxias, foi quem fez o juramento representando todos os concludentes.

Confira a Cerimônia completa em: https://www.youtube.com/watch?v=d0Q1Iw8zIfw.

Por Paula Lima